O LÚDICO NA EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29448 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "O LÚDICO NA EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM" "resumo" => "Objetivo: mostrar a percepção dos docentes do Curso de Enfermagem no que se refere a importância do lúdico no processo de reabilitação dos clientes/pacientes que se encontram internos em unidades hospitalares na cidade de Campina Grande-PB. Método: A pesquisa foi de cunho descritiva, exploratória e de campo, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados um questionário com seis perguntas abertas. A população foi de 32 docentes e a amostra 13 participantes, dos quais apenas sete devolveu o questionário. O processo de inclusão compreendeu: ser docente do Curso de Enfermagem e assinar o TCLE e a exclusão não atender aos requisitos propostos. A interpretação e análise dos dados coletados foi com base na análise de conteúdo de Bardin. Revisão da Literatura: Foram trabalhados vários artigos que abordam sobre o lúdico na educação e saúde e levou-se em consideração, No Brasil é garantido pela a LEI Nº 11.104, de 21 de março de 2005, em que a criança tem o direito de brincar mesmo estando hospitalizada. Contudo, nem sempre as equipes de saúde se preocupam com esse tipo de ação. Resultados e Discussão: De acordo com a literatura trabalhada no estudo e a análise dos questionários aplicados pode-se afirmar que é evidente a importância que se deve dar ao lúdico no processo de tratamento, humanização e recuperação dos pacientes que se encontram fora do aconchego do lar e da família, reconhecendo o lúdico como uma medida terapêutica que possibilita o restabelecimento físico e emocional, tornando a hospitalização menos traumatizante. Os profissionais de saúde, docentes do Curso de Enfermagem de uma IES da cidade de Campina Grande-PB, que atuam nesta área ressaltaram que é de grande importância a presença da ludoterapia na rede hospitalar e que para tanto, seria necessário que os futuros profissionais enquanto discentes viessem ser formados de forma mais consciente e engajados com as questões sociais. Conclusão: Com a realização da pesquisa concluímos que a ludoterapia é uma prática usada pelos profissionais enfermeiros com o intuito de dinamizar o cuidado no ambiente hospitalar. a Enfermagem presta cuidado aliado à arte, essência da profissão, buscando através do cuidado oferecer dignidade e qualidade de vida por meio de uma assistência integral e humanizada o que fora recomendado pelos profissionais participantes deste estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-04: Enfermagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E SAÚDE, LÚDICO, REDE HOSPITALAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA4_ID81_14052017091746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA PALMEIRA BELARMINO" "autor_nome_curto" => "IZA PALMEIRA" "autor_email" => "izapalmeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESC FACULDADES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29448 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "O LÚDICO NA EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM" "resumo" => "Objetivo: mostrar a percepção dos docentes do Curso de Enfermagem no que se refere a importância do lúdico no processo de reabilitação dos clientes/pacientes que se encontram internos em unidades hospitalares na cidade de Campina Grande-PB. Método: A pesquisa foi de cunho descritiva, exploratória e de campo, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados um questionário com seis perguntas abertas. A população foi de 32 docentes e a amostra 13 participantes, dos quais apenas sete devolveu o questionário. O processo de inclusão compreendeu: ser docente do Curso de Enfermagem e assinar o TCLE e a exclusão não atender aos requisitos propostos. A interpretação e análise dos dados coletados foi com base na análise de conteúdo de Bardin. Revisão da Literatura: Foram trabalhados vários artigos que abordam sobre o lúdico na educação e saúde e levou-se em consideração, No Brasil é garantido pela a LEI Nº 11.104, de 21 de março de 2005, em que a criança tem o direito de brincar mesmo estando hospitalizada. Contudo, nem sempre as equipes de saúde se preocupam com esse tipo de ação. Resultados e Discussão: De acordo com a literatura trabalhada no estudo e a análise dos questionários aplicados pode-se afirmar que é evidente a importância que se deve dar ao lúdico no processo de tratamento, humanização e recuperação dos pacientes que se encontram fora do aconchego do lar e da família, reconhecendo o lúdico como uma medida terapêutica que possibilita o restabelecimento físico e emocional, tornando a hospitalização menos traumatizante. Os profissionais de saúde, docentes do Curso de Enfermagem de uma IES da cidade de Campina Grande-PB, que atuam nesta área ressaltaram que é de grande importância a presença da ludoterapia na rede hospitalar e que para tanto, seria necessário que os futuros profissionais enquanto discentes viessem ser formados de forma mais consciente e engajados com as questões sociais. Conclusão: Com a realização da pesquisa concluímos que a ludoterapia é uma prática usada pelos profissionais enfermeiros com o intuito de dinamizar o cuidado no ambiente hospitalar. a Enfermagem presta cuidado aliado à arte, essência da profissão, buscando através do cuidado oferecer dignidade e qualidade de vida por meio de uma assistência integral e humanizada o que fora recomendado pelos profissionais participantes deste estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-04: Enfermagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E SAÚDE, LÚDICO, REDE HOSPITALAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA4_ID81_14052017091746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA PALMEIRA BELARMINO" "autor_nome_curto" => "IZA PALMEIRA" "autor_email" => "izapalmeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESC FACULDADES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }