ESTRATÉGIAS DE COMBATE À EVASÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29306 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE COMBATE À EVASÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Física (EF) é uma disciplina rica para o desenvolvimento cognitivo e físico dos alunos por seus jogos, esportes, danças e lutas. Assim, muitas patologias de etiologia orgânica que acometem o adulto podem ser evitadas e/ou diminuídas com a adoção de hábitos de vida saudáveis na infância e adolescência, o que corrobora a aplicação da EF. Essa disciplina, com o passar do tempo, vem sendo alvo de muitas pesquisas dos mais variados temas, contudo uma subárea vem sendo esquecida: Educação Física escolar. Confirma-se tal fato a partir de precárias estruturas em alguns locais. A EF por si só, já é uma atração natural para os alunos de séries iniciais. Com o passar do tempo essa atração tende a diminuir de um modo geral, com alunos de ambos os sexos. Com a preocupação excessiva sobre a aprendizagem de habilidades esportivas, vê-se que há desinteresse e exclusão dos menos habilidosos, os quais compõem a maioria dos alunos. Assim, objetiva-se que o professor observe e busque modos para que o aluno tenha uma maior participação nas aulas e, por sua vez, melhores índices de saúde. Foi realizada uma revisão sistemática selecionando artigos que explicitassem a intervenção nas aulas de Educação Física do ensino médio como forma de evitar a evasão a essa disciplina. Foram utilizadas as bases de dados SciELO e LILACS para melhor escolha dos artigos. Foram analisados artigos de Educação Física escolar escolhidos por ordem de relevância. Analisando-se a EF analogamente à história do país percebe-se que essa disciplina esteve a serviço do alto rendimento, sendo caracterizada como alienante e elitista. Uma aprendizagem facilitadora pode ser realizada em ciclos os quais conhecidos como organização dos saberes escolares de acordo com tempo e espaço pedagógico. Sabe-se que os alunos do ensino médio, principalmente, merecem atenção especial, pois a desmotivação com a EF ocorre desde o ensino fundamental. Tal fato pode ser explicado pelo amadurecimento e ganho de criticidade, não atribuindo a devida importância à EF. Características inovadoras baseadas em novas aptidões cognitivas e sócio afetivas sem perder a cultura corporal, com atividades que estimulem esse hábito, bem como aproveitar o momento para estimular pensamento lógico e abstrato de modo que utilize a capacidade crítico-reflexivo desses alunos para aulas teóricas que envolvam a parte biológica e sócio-cultural. A alteração no cronograma e metodologia da EF capacita os alunos a monitorarem as próprias atividades no que diz respeito a traçar metas, conhecer as próprias limitações, objetivos e potencialidades, preocupando-se com a saúde corporal. Faz-se necessário, então, que o professor seja formador de um censo crítico no aluno, para que esse venha a entender os objetivos das aulas de modo que sejam apenas aperitivos. Dessa forma, o aluno levará esse estilo de vida ativo e saudável para além da sala de aula. Portanto, conclui-se que a partir da motivação do aluno para as aulas de EF de forma geral, o bem estar e a saúde podem ser melhorados e garantir menor prevalência de morbidades num futuro próximo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-10: Educação Física" "palavra_chave" => "EVASÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA10_ID1372_02052017170900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO GOMINHO ANTUNES CORREIA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MURILO GOMINHO" "autor_email" => "murilogominho@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29306 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE COMBATE À EVASÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Física (EF) é uma disciplina rica para o desenvolvimento cognitivo e físico dos alunos por seus jogos, esportes, danças e lutas. Assim, muitas patologias de etiologia orgânica que acometem o adulto podem ser evitadas e/ou diminuídas com a adoção de hábitos de vida saudáveis na infância e adolescência, o que corrobora a aplicação da EF. Essa disciplina, com o passar do tempo, vem sendo alvo de muitas pesquisas dos mais variados temas, contudo uma subárea vem sendo esquecida: Educação Física escolar. Confirma-se tal fato a partir de precárias estruturas em alguns locais. A EF por si só, já é uma atração natural para os alunos de séries iniciais. Com o passar do tempo essa atração tende a diminuir de um modo geral, com alunos de ambos os sexos. Com a preocupação excessiva sobre a aprendizagem de habilidades esportivas, vê-se que há desinteresse e exclusão dos menos habilidosos, os quais compõem a maioria dos alunos. Assim, objetiva-se que o professor observe e busque modos para que o aluno tenha uma maior participação nas aulas e, por sua vez, melhores índices de saúde. Foi realizada uma revisão sistemática selecionando artigos que explicitassem a intervenção nas aulas de Educação Física do ensino médio como forma de evitar a evasão a essa disciplina. Foram utilizadas as bases de dados SciELO e LILACS para melhor escolha dos artigos. Foram analisados artigos de Educação Física escolar escolhidos por ordem de relevância. Analisando-se a EF analogamente à história do país percebe-se que essa disciplina esteve a serviço do alto rendimento, sendo caracterizada como alienante e elitista. Uma aprendizagem facilitadora pode ser realizada em ciclos os quais conhecidos como organização dos saberes escolares de acordo com tempo e espaço pedagógico. Sabe-se que os alunos do ensino médio, principalmente, merecem atenção especial, pois a desmotivação com a EF ocorre desde o ensino fundamental. Tal fato pode ser explicado pelo amadurecimento e ganho de criticidade, não atribuindo a devida importância à EF. Características inovadoras baseadas em novas aptidões cognitivas e sócio afetivas sem perder a cultura corporal, com atividades que estimulem esse hábito, bem como aproveitar o momento para estimular pensamento lógico e abstrato de modo que utilize a capacidade crítico-reflexivo desses alunos para aulas teóricas que envolvam a parte biológica e sócio-cultural. A alteração no cronograma e metodologia da EF capacita os alunos a monitorarem as próprias atividades no que diz respeito a traçar metas, conhecer as próprias limitações, objetivos e potencialidades, preocupando-se com a saúde corporal. Faz-se necessário, então, que o professor seja formador de um censo crítico no aluno, para que esse venha a entender os objetivos das aulas de modo que sejam apenas aperitivos. Dessa forma, o aluno levará esse estilo de vida ativo e saudável para além da sala de aula. Portanto, conclui-se que a partir da motivação do aluno para as aulas de EF de forma geral, o bem estar e a saúde podem ser melhorados e garantir menor prevalência de morbidades num futuro próximo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-10: Educação Física" "palavra_chave" => "EVASÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA10_ID1372_02052017170900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO GOMINHO ANTUNES CORREIA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MURILO GOMINHO" "autor_email" => "murilogominho@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }