Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A EXPERIENCIA DE PAIS FRENTE A HOSPITALIZAÇÃO DO RECEM-NASCIDO E SEUS ASPECTOS PSICOLÓGICOS

Palavra-chaves: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN, PAIS, EXPERIENCIA, PSICOLOGIA, PSICOLOGIA Comunicação Oral (CO) AT-13: Psicologia
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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

O nascimento de um filho é um momento único, que envolve em geral, sonhos, expectativas e objetivos de vida de um casal que está validando-se, a partir da estruturação de sua própria família. Porém quando a criança nasce com algum problema de saúde e necessita ser internada em UTIN os pais vivenciam uma frustração frente ao filho idealizado e o filho real que necessita ser internado, esta situação pode gerar grandes conflitos e repercussões no sistema familiar, demandando dos pais um enfrentamento e uma adaptação a nova realidade imposta. Para compreender tal experiência, o presente estudo embasou-se teoricamente na psicologia fenomenológica existencial com enfoque na corrente da logoterapia a partir de alguns de seus principais conceitos. Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do nascimento para pais no contexto da UTIN, sob a luz de conceitos da logoterapia. Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir de levantamento bibliográfico sobre o tema nos bancos de dados informatizados e consulta em periódicos e livros da área. A partir da análise do tema frente sua relação com logoterapia foi possível identificar o sofrimento vivenciado pelos pais sob uma perspectiva mais individual vinculada a questões da maternidade e paternidade como também numa perspectiva mais ampla que envolve toda a organização familiar. Dentro deste contexto e sob a visão de conceitos da logoterapia a intervenção do psicólogo pode se efetivar a partir do fortalecimento da vivencia de valores como também através do sentido do sofrimento e o sentido do amor que direcionam a realização de sentido. Conclui-se que a logoterapia mostrou-se eficaz na compreensão deste contexto, não só por introduzir uma nova compreensão sobre a temática, mais também por a partir desta, possibilitar a reflexão de novas práticas de intervenção neste contexto.

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