Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERCEPÇÃO METODOLÓGICA DOS DISCENTES

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28797
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 837
    "inscrito_id" => 486
    "titulo" => "REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERCEPÇÃO METODOLÓGICA DOS DISCENTES"
    "resumo" => "É notório que a disciplina de matemática é vista como uma barreira para muitos alunos, visto que, há dificuldades de aprendizagens apresentadas por alguns, mas por outro lado, há afinidade demonstrada por outras. Essa contradição se faz presente constantemente, tanto no contexto escolar como na sociedade. Nessa perspectiva, nosso objetivo será investigar, neste trabalho, o que desencadeia a dificuldade de aprendizagem em Matemática e como a metodologia de ensino interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do  9º ano do Ensino Fundamental, turno matutino, na Escola Estadual  Terezinha Carolino Souza, localizada na cidade de Jaçanã-RN. Com base nisso, a metodologia será desenvolvido através de uma pesquisa do tipo quantitativa/qualitativa, em busca de resultados mais abrangentes, cujo da coleta de dados será um questionário aplicado em sala de aula. Por meio deste estudo, a intenção é apresentar reflexões acerca do conjunto de investigações que tratam das alternativas metodológicas na perspectiva da Educação Matemática  tentaremos identificar e analisar os fundamentos dessa deficiência, para que assim possamos achar uma possível solução para este caso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID486_15052017113546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR RAPHAEL "
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITÉ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28797
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 837
    "inscrito_id" => 486
    "titulo" => "REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERCEPÇÃO METODOLÓGICA DOS DISCENTES"
    "resumo" => "É notório que a disciplina de matemática é vista como uma barreira para muitos alunos, visto que, há dificuldades de aprendizagens apresentadas por alguns, mas por outro lado, há afinidade demonstrada por outras. Essa contradição se faz presente constantemente, tanto no contexto escolar como na sociedade. Nessa perspectiva, nosso objetivo será investigar, neste trabalho, o que desencadeia a dificuldade de aprendizagem em Matemática e como a metodologia de ensino interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do  9º ano do Ensino Fundamental, turno matutino, na Escola Estadual  Terezinha Carolino Souza, localizada na cidade de Jaçanã-RN. Com base nisso, a metodologia será desenvolvido através de uma pesquisa do tipo quantitativa/qualitativa, em busca de resultados mais abrangentes, cujo da coleta de dados será um questionário aplicado em sala de aula. Por meio deste estudo, a intenção é apresentar reflexões acerca do conjunto de investigações que tratam das alternativas metodológicas na perspectiva da Educação Matemática  tentaremos identificar e analisar os fundamentos dessa deficiência, para que assim possamos achar uma possível solução para este caso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID486_15052017113546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR RAPHAEL "
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITÉ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

É notório que a disciplina de matemática é vista como uma barreira para muitos alunos, visto que, há dificuldades de aprendizagens apresentadas por alguns, mas por outro lado, há afinidade demonstrada por outras. Essa contradição se faz presente constantemente, tanto no contexto escolar como na sociedade. Nessa perspectiva, nosso objetivo será investigar, neste trabalho, o que desencadeia a dificuldade de aprendizagem em Matemática e como a metodologia de ensino interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turno matutino, na Escola Estadual Terezinha Carolino Souza, localizada na cidade de Jaçanã-RN. Com base nisso, a metodologia será desenvolvido através de uma pesquisa do tipo quantitativa/qualitativa, em busca de resultados mais abrangentes, cujo da coleta de dados será um questionário aplicado em sala de aula. Por meio deste estudo, a intenção é apresentar reflexões acerca do conjunto de investigações que tratam das alternativas metodológicas na perspectiva da Educação Matemática tentaremos identificar e analisar os fundamentos dessa deficiência, para que assim possamos achar uma possível solução para este caso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.