É notório que a disciplina de matemática é vista como uma barreira para muitos alunos, visto que, há dificuldades de aprendizagens apresentadas por alguns, mas por outro lado, há afinidade demonstrada por outras. Essa contradição se faz presente constantemente, tanto no contexto escolar como na sociedade. Nessa perspectiva, nosso objetivo será investigar, neste trabalho, o que desencadeia a dificuldade de aprendizagem em Matemática e como a metodologia de ensino interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turno matutino, na Escola Estadual Terezinha Carolino Souza, localizada na cidade de Jaçanã-RN. Com base nisso, a metodologia será desenvolvido através de uma pesquisa do tipo quantitativa/qualitativa, em busca de resultados mais abrangentes, cujo da coleta de dados será um questionário aplicado em sala de aula. Por meio deste estudo, a intenção é apresentar reflexões acerca do conjunto de investigações que tratam das alternativas metodológicas na perspectiva da Educação Matemática tentaremos identificar e analisar os fundamentos dessa deficiência, para que assim possamos achar uma possível solução para este caso.