Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula. O objetivo central de nossa pesquisa foi analisar como uma abordagem através do Geogebra e dobraduras pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem da elipse. Ao fim do trabalho nos propomos a responder a seguinte questão de pesquisa: Como uma abordagem através do Geogebra e dobraduras pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem da elipse? Para alcançar os objetivos da pesquisa, elegemos como sujeitos de pesquisa, os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Pública Estadual do Município de Alagoinha - PB. A metodologia de ação foi estruturada, a partir do desenvolvimento de uma oficina, com duração de 4 horas, no qual abordamos a definição de elipse, de diversas maneiras. Deste modo para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas, como o uso de materiais manipulativos e das tecnologias em sala de aula. Os alunos utilizaram dobraduras e o software Geogebra para construção da elipse. Deste modo foi comum ouvirmos de alguns alunos, algumas relações da construção, utilizando o Geogebra e dobraduras. Isso ocorreu pelo fato de os mesmos está dando significado ao conceito da elipse. Assim, notamos que ao trabalhar a definição de elipse com Geogebra e dobraduras, possibilitou aos alunos uma aprendizagem com compreensão, visto que as atividades que foram vivenciadas, potencializaram o ensino-aprendizagem da Elipse.