O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ELIPSE ATRAVÉS DE DOBRADURAS E
DO GEOGEBRA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28653 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 598 "titulo" => """ O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ELIPSE ATRAVÉS DE DOBRADURAS E \r\n DO GEOGEBRA """ "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula. O objetivo central de nossa pesquisa foi analisar como uma abordagem através do Geogebra e dobraduras pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem da elipse. Ao fim do trabalho nos propomos a responder a seguinte questão de pesquisa: Como uma abordagem através do Geogebra e dobraduras pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem da elipse? Para alcançar os objetivos da pesquisa, elegemos como sujeitos de pesquisa, os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Pública Estadual do Município de Alagoinha - PB. A metodologia de ação foi estruturada, a partir do desenvolvimento de uma oficina, com duração de 4 horas, no qual abordamos a definição de elipse, de diversas maneiras. Deste modo para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas, como o uso de materiais manipulativos e das tecnologias em sala de aula. Os alunos utilizaram dobraduras e o software Geogebra para construção da elipse. Deste modo foi comum ouvirmos de alguns alunos, algumas relações da construção, utilizando o Geogebra e dobraduras. Isso ocorreu pelo fato de os mesmos está dando significado ao conceito da elipse. Assim, notamos que ao trabalhar a definição de elipse com Geogebra e dobraduras, possibilitou aos alunos uma aprendizagem com compreensão, visto que as atividades que foram vivenciadas, potencializaram o ensino-aprendizagem da Elipse." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ELIPSE, GEOGEBRA, DOBRADURAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID598_01052017215134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES" "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28653 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 598 "titulo" => """ O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ELIPSE ATRAVÉS DE DOBRADURAS E \r\n DO GEOGEBRA """ "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula. O objetivo central de nossa pesquisa foi analisar como uma abordagem através do Geogebra e dobraduras pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem da elipse. Ao fim do trabalho nos propomos a responder a seguinte questão de pesquisa: Como uma abordagem através do Geogebra e dobraduras pode contribuir/potencializar com o ensino-aprendizagem da elipse? Para alcançar os objetivos da pesquisa, elegemos como sujeitos de pesquisa, os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Pública Estadual do Município de Alagoinha - PB. A metodologia de ação foi estruturada, a partir do desenvolvimento de uma oficina, com duração de 4 horas, no qual abordamos a definição de elipse, de diversas maneiras. Deste modo para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas, como o uso de materiais manipulativos e das tecnologias em sala de aula. Os alunos utilizaram dobraduras e o software Geogebra para construção da elipse. Deste modo foi comum ouvirmos de alguns alunos, algumas relações da construção, utilizando o Geogebra e dobraduras. Isso ocorreu pelo fato de os mesmos está dando significado ao conceito da elipse. Assim, notamos que ao trabalhar a definição de elipse com Geogebra e dobraduras, possibilitou aos alunos uma aprendizagem com compreensão, visto que as atividades que foram vivenciadas, potencializaram o ensino-aprendizagem da Elipse." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ELIPSE, GEOGEBRA, DOBRADURAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID598_01052017215134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES" "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }