O objetivo da pesquisa foi investigar a existência da conservação das desigualdades sociais e exclusão escolar pelo capital de cultura no Ensino de Ciências do nível fundamental anos finais e, revelá-los por meio deste estudo como contributo para a superação dos mesmos. A pesquisa se justifica pela ausência de estudos científicos que tenham verificado a conservação da dominação social e a exclusão escolar por meio da cultura, como uma moeda de troca, no âmbito do Ensino de Ciências do nível fundamental anos finais na realidade das escolas estaduais de tempo integral da cidade de Teresina/PI. Deste modo, a abordagem qualitativa foi a que melhor que se adequou para a realização da investigação, assim como os métodos descritivo, indutivo-dedutivo, analítico-sintético e sistêmico para o seu desenvolvimento, análise e confecção dos resultados. Concluí-se que o Ensino de Ciências no CETI – escola pública para estudantes de baixa renda – está mantendo a conservação das desigualdades sociais e a exclusão escolar no ensino fundamental anos finais por aspectos culturais. São sugeridas algumas soluções para reverter este quadro.