A utilização de diferentes estratégias didáticas vem ganhando espaço no ensino de química. Nessa direção, tem-se procurado oferecer aos estudantes do Ensino Médio, um olhar diferenciado acerca da química, através de atividades experimentais por meio de aulas dinâmicas e motivadoras. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma seqüência de atividades envolvendo a prática experimental para a compreensão do conteúdo de termoquímica por parte dos estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de química da Universidade Federal de Pernambuco. A sequência de atividades foi vivenciada com seis turmas do segundo ano do ensino médio dos EREM’s Diário de Pernambuco e da escola Senador Novaes Filho, totalizando 120 (cento e vinte) estudantes.
A prática foi iniciada com questionamentos, e a partir das suas respostas a discussão do assunto. Em seguida, foi vivenciada a atividade prática, de forma demonstrativa que envolvia duas reações químicas, uma exotérmica (permanganato de potássio + glicerina), e uma endotérmica (cloreto de amônio + hidróxido de bário). Por fim, os estudantes responderam individualmente uma ficha contendo questões sobre o assunto articulada aos experimentos realizados com o objetivo de perceber a compreensão dos mesmos. Analisando as resposta das diferentes questões, os estudantes apresentaram mais de 70% de acertos. Podemos assim notar que as atividades desenvolvidas em sala proporcionaram aos estudantes a aprendizagem do conteúdo.