Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ESTUDO DA TERMOQUÍMICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: ATIVIDADE DIDÁTICA REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID-QUÍMICA (UFPE)

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, AULA PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID Pôster (PO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28662
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 842
    "inscrito_id" => 1783
    "titulo" => "O ESTUDO DA TERMOQUÍMICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: ATIVIDADE DIDÁTICA REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID-QUÍMICA (UFPE)"
    "resumo" => """
      A utilização de diferentes estratégias didáticas vem ganhando espaço no ensino de química. Nessa direção, tem-se procurado oferecer aos estudantes do Ensino Médio, um olhar diferenciado acerca da química, através de atividades experimentais por meio de aulas dinâmicas e motivadoras. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma seqüência de atividades envolvendo a prática experimental para a compreensão do conteúdo de termoquímica por parte dos estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de química da Universidade Federal de Pernambuco. A sequência de atividades foi vivenciada com seis turmas do segundo ano do ensino médio dos EREM’s Diário de Pernambuco e da escola Senador Novaes Filho, totalizando 120 (cento e vinte) estudantes.\r\n
       \tA prática foi iniciada com questionamentos, e a partir das suas respostas a discussão do assunto. Em seguida, foi vivenciada a atividade prática, de forma demonstrativa que envolvia duas reações químicas, uma exotérmica (permanganato de potássio + glicerina), e uma endotérmica (cloreto de amônio + hidróxido de bário).  Por fim, os estudantes responderam individualmente uma ficha contendo questões sobre o assunto articulada aos experimentos realizados com o objetivo de perceber a compreensão dos mesmos. Analisando as resposta das diferentes questões, os estudantes apresentaram mais de 70% de acertos. Podemos assim notar que as atividades desenvolvidas em sala proporcionaram aos estudantes a aprendizagem do conteúdo.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, AULA PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1783_15052017122625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRILA THALLINY DA SILVA GALINDO"
    "autor_nome_curto" => "ÁDRILA GALINDO"
    "autor_email" => "thalliny.galindo@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28662
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 842
    "inscrito_id" => 1783
    "titulo" => "O ESTUDO DA TERMOQUÍMICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: ATIVIDADE DIDÁTICA REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID-QUÍMICA (UFPE)"
    "resumo" => """
      A utilização de diferentes estratégias didáticas vem ganhando espaço no ensino de química. Nessa direção, tem-se procurado oferecer aos estudantes do Ensino Médio, um olhar diferenciado acerca da química, através de atividades experimentais por meio de aulas dinâmicas e motivadoras. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma seqüência de atividades envolvendo a prática experimental para a compreensão do conteúdo de termoquímica por parte dos estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de química da Universidade Federal de Pernambuco. A sequência de atividades foi vivenciada com seis turmas do segundo ano do ensino médio dos EREM’s Diário de Pernambuco e da escola Senador Novaes Filho, totalizando 120 (cento e vinte) estudantes.\r\n
       \tA prática foi iniciada com questionamentos, e a partir das suas respostas a discussão do assunto. Em seguida, foi vivenciada a atividade prática, de forma demonstrativa que envolvia duas reações químicas, uma exotérmica (permanganato de potássio + glicerina), e uma endotérmica (cloreto de amônio + hidróxido de bário).  Por fim, os estudantes responderam individualmente uma ficha contendo questões sobre o assunto articulada aos experimentos realizados com o objetivo de perceber a compreensão dos mesmos. Analisando as resposta das diferentes questões, os estudantes apresentaram mais de 70% de acertos. Podemos assim notar que as atividades desenvolvidas em sala proporcionaram aos estudantes a aprendizagem do conteúdo.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, AULA PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1783_15052017122625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRILA THALLINY DA SILVA GALINDO"
    "autor_nome_curto" => "ÁDRILA GALINDO"
    "autor_email" => "thalliny.galindo@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A utilização de diferentes estratégias didáticas vem ganhando espaço no ensino de química. Nessa direção, tem-se procurado oferecer aos estudantes do Ensino Médio, um olhar diferenciado acerca da química, através de atividades experimentais por meio de aulas dinâmicas e motivadoras. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma seqüência de atividades envolvendo a prática experimental para a compreensão do conteúdo de termoquímica por parte dos estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de química da Universidade Federal de Pernambuco. A sequência de atividades foi vivenciada com seis turmas do segundo ano do ensino médio dos EREM’s Diário de Pernambuco e da escola Senador Novaes Filho, totalizando 120 (cento e vinte) estudantes. A prática foi iniciada com questionamentos, e a partir das suas respostas a discussão do assunto. Em seguida, foi vivenciada a atividade prática, de forma demonstrativa que envolvia duas reações químicas, uma exotérmica (permanganato de potássio + glicerina), e uma endotérmica (cloreto de amônio + hidróxido de bário). Por fim, os estudantes responderam individualmente uma ficha contendo questões sobre o assunto articulada aos experimentos realizados com o objetivo de perceber a compreensão dos mesmos. Analisando as resposta das diferentes questões, os estudantes apresentaram mais de 70% de acertos. Podemos assim notar que as atividades desenvolvidas em sala proporcionaram aos estudantes a aprendizagem do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.