Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA EM ALGUMAS ESCOLAS DO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, ANÁLISE COMBINATÓRIA Comunicação Oral (CO) Matemática
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Esta pesquisa teve como objeto de estudo o ensino-aprendizagem da Análise Combinatória. A escolha dessa temática se justifica de duas maneiras: verificar como está ocorrendo o estudo da Análise Combinatória em algumas escolas públicas, determinando quais as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo dessa temática; e pelo estudo da Análise Combinatória, por se tratar de uma parte desafiadora e estimulante da Matemática, em que se propicia a contextualização do cotidiano do aluno, na qual desenvolve o raciocínio lógico-dedutivo. O trabalho teve como objetivo investigar, por meio de um questionário, aplicados aos estudantes, as estratégias e dificuldades encontradas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O nosso propósito era responder a seguinte questão: Quais as dificuldades e estratégias encontradas pelos alunos no estudo da Análise Combinatória? Foram eleitos como sujeitos da pesquisa seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha – PB, Mulungu –PB e Rio Tinto – PB. Diante da pesquisa, constatou-se um dado alarmante no ensino da Análise Combinatória, com o questionário, pode-se perceber que as turmas, não tiveram o Ensino da Análise Combinatória, ou seja, os professores, por alguma razão, não trabalharam com essa temática na sala de aula. Assim, além dos objetivos atingidos, essa pesquisa nos proporcionou refletir sobre o processo ensino-aprendizagem de Análise Combinatória. Desta forma, é recomendável que os docentes trabalhem com metodologias diversificadas, que ajude na formalização e compreensão dos conceitos de Combinatória.

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