O ensino voltado para a modelização é uma estratégia didática muito efetiva para o aperfeiçoamento da aprendizagem dos conceitos científicos. Partindo da perspectiva de promover uma aprendizagem significativa dentro de um contexto mais próximo da realidade dos educandos e com base na importância do ciclo celular para os seres vivos, é de fundamental importância em biologia conhecer e entender todos esses conceitos. O trabalho de modelização do ciclo celular foi realizado na Escola Estadual José Fernandes Machado, no município de Natal-RN; com alunos do segundo ano A, do turno matutino. Ao final das atividades foi perceptível que, a simulação e construção de um modelo, possibilitaram a compreensão dos conceitos, etapas e processos relacionados ao ciclo celular. Os alunos passaram a assimilar melhor os conceitos abordados inicialmente e entenderam a necessidade de o ciclo celular ser composto por etapas. Verificamos que ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, na compreensão dos conceitos, etapas e processos relacionados ao ciclo celular, através da modelização. Desta forma é possível inferir que através desta atividade os alunos podem relacionar o modelo com a realidade, além de motivar os mesmos na elaboração de suas próprias conclusões, levando em conta seu senso crítico.