A destilação é um processo extensivamente usado na indústria química. Escolher a técnica de controle adequada para processos de destilação é economicamente importante devido ao efeito controlador sobre a qualidade do produto, a taxa de produção e uso de energia (Gupta e Samanta, 2009).
A análise de componentes independentes (ICA) é uma técnica de separação de sinais que se baseia no uso de estatísticas de ordem superior para estimar cada uma das fontes desconhecidas por meio de observações de diversas misturas geradas. Por sua vez, o controle preditivo (MPC) pertence a uma classe de algoritmos de controle que usa o modelo explicito para predizer a resposta futura da planta.
A proposta deste trabalho consiste na implementação de uma coluna de destilação na separação de propano e propeno em ambiente de simulação Aspen Plus e Aspen Dynamics e na identificação do modelo com os sinais separados através da utilização de um algoritmo de análise de componentes independentes (ICA).
Os resultados destas simulações mostraram-se satisfatórios, visto que a estratégia de identificação do modelo de sistemas baseado na aplicação da análise de componentes independentes (ICA) forneceu a redução das interferências causadas pelas variáveis do processo.
Assim, conclui-se que a metodologia serve como auxílio na identificação do modelo de sistemas, que consiste numa etapa fundamental para o projeto de implementação de um sistema de controle preditivo (MPC).