Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: RELATO DE CASO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE EMPUXO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO, AULA EXPERIMENTAL, SITUAÇÃO-PROBLEMA Comunicação Oral (CO) Física
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O trabalho apresentado é um relato de experiência sobre sequência didática de aulas experimentais de empuxo com o aporte do Ensino de Física por Investigação. A proposta foi dividida em quatro etapas onde a primeira etapa denominada de Questões Abertas, que tratam de questões específicas e situação-problema sobre densidade e empuxo; A segunda etapa, Problemas Abertos, tratam de questões gerais que envolve o tratamento matemático e situações-problemas para realizar a definição de empuxo; A terceira etapa, Demonstrações Investigativas onde o professor realiza demonstrações para calcular o empuxo em diferentes contextos para provocar discussão sobre o tema entre os alunos; A quarta etapa Laboratório Aberto, ponto chave da proposta, envolve atividades onde os alunos são totalmente responsáveis pelo planejamento, execução e conclusão. Nessa etapa os alunos calcularam a aceleração gravitacional a partir do conceito de empuxo. Ao reunir as quatro etapas, as sequências didáticas e o Ensino de Física por investigação conseguimos perceber que esta proposta é viável a ser utilizada para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

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