No ensino de Ciências espera-se que o aluno construa uma visão integrada do conhecimento, cabe aos educadores proporcionar situações que despertem no educando a motivação, para que assim, o educando tenha prazer em interagir com o objeto de estudo do conhecimento, com seus professores e seus colegas. A pesquisa desenvolvida apresenta caráter qualitativo e é classificada como pesquisa-ação. Tendo como objetivo averiguar se houve motivação dos discentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Caruaru- PE, ao desenvolver o projeto RÈagua para todos, desenvolvido na perspectiva CTSA. Foram pesquisados 20 alunos, utilizando-se questionário. Os dados foram analisados segundo a análise do conteúdo. Os resultados do trabalho apontaram para a identificação que os alunos se sentem motivados e interessados em participar das aulas por meio de projetos. Dessa forma ao desenvolver a resolução dos problemas propostos pela metodologia de projetos, eles sentem-se desafiados e motivados a trabalhar em cooperação e troca, abertos ao diálogo, e ao envolvimento surgindo como resultado da motivação.
Palavras-Chave: Educação Ambiental; CTSA; Motivação; Projetos