A educação é um processo em construção através das experiências adquiridas, sendo ela um processo constante do desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do individuo, para que ele possa se integrar na sociedade de forma significativa. E mesmo com a forte presença da tecnologia na vida das pessoas, o ensino de ciências ainda tem pouca ênfase dentro da educação básica, no Brasil. E isso é evidenciado pela da falta de atenção que é dispensada à formação na área de ciências neste país. O desvio de função dos professores de ciências e/ou biologia se deve ao fato desses profissionais optarem por outros empregos e isso se deve ao desestímulo para atuar nas salas de aulas, por sua desvalorização na educação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa realizada na Escola Estadual. A construção da pesquisa se deu por coletas de dados sobre o professor que ministra aulas de ciências na modalidade de ensino EJA III. Como o professor possui formação inicial em matemática e ministra aulas de ciências nas turmas da EJA III e IV a pelo menos dois anos consecutivos, devido à falta de profissionais que assumam a disciplina nesta modalidade de ensino.