Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESCORTINANDO AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE DAVYDOV E MAJMUTOV NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DESENVOLVIMENTAL, ENSINO POR PROBLEMAS, FUNÇÃO Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28363
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "DESCORTINANDO AS CONTRIBUIÇÕES  DAS TEORIAS DE DAVYDOV E MAJMUTOV NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho é um breve recorte de uma tese de doutorado parcialmente financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG (PIQS), que buscou responder a seguinte questão “como estruturar o ensino de matemática do conceito “função” combinando as teorias do ensino problêmico de Majmutov e do ensino desenvolvimental de Davydov”?  Nessa oportunidade, exemplificar-se-á a abordagem do conceito de função em duas aulas seguidas com duração total de 90 minutos, por meio das teorias de Davydov e de Majmutov. O objetivo geral foi analisar o ensino-aprendizagem do conceito matemático de função por alunos do nível médio tendo como fundamentos essas teorias. Para isso, realizou-se um experimento didático formativo em uma unidade do Instituto Federal de Goiás. Os resultados mostraram que: na organização do ensino, o problema a ser resolvido deve estar associado a uma necessidade dos alunos e envolver contradições; o professor deve conhecer o desenvolvimento lógico-histórico do conceito ensinado; inicialmente os alunos apresentaram dificuldade em lidar com o problema, mas logo a superaram."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DESENVOLVIMENTAL, ENSINO POR PROBLEMAS, FUNÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID449_18042017125023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR"
    "autor_email" => "sariomars@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28363
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "DESCORTINANDO AS CONTRIBUIÇÕES  DAS TEORIAS DE DAVYDOV E MAJMUTOV NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho é um breve recorte de uma tese de doutorado parcialmente financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG (PIQS), que buscou responder a seguinte questão “como estruturar o ensino de matemática do conceito “função” combinando as teorias do ensino problêmico de Majmutov e do ensino desenvolvimental de Davydov”?  Nessa oportunidade, exemplificar-se-á a abordagem do conceito de função em duas aulas seguidas com duração total de 90 minutos, por meio das teorias de Davydov e de Majmutov. O objetivo geral foi analisar o ensino-aprendizagem do conceito matemático de função por alunos do nível médio tendo como fundamentos essas teorias. Para isso, realizou-se um experimento didático formativo em uma unidade do Instituto Federal de Goiás. Os resultados mostraram que: na organização do ensino, o problema a ser resolvido deve estar associado a uma necessidade dos alunos e envolver contradições; o professor deve conhecer o desenvolvimento lógico-histórico do conceito ensinado; inicialmente os alunos apresentaram dificuldade em lidar com o problema, mas logo a superaram."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DESENVOLVIMENTAL, ENSINO POR PROBLEMAS, FUNÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID449_18042017125023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR"
    "autor_email" => "sariomars@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O presente trabalho é um breve recorte de uma tese de doutorado parcialmente financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG (PIQS), que buscou responder a seguinte questão “como estruturar o ensino de matemática do conceito “função” combinando as teorias do ensino problêmico de Majmutov e do ensino desenvolvimental de Davydov”? Nessa oportunidade, exemplificar-se-á a abordagem do conceito de função em duas aulas seguidas com duração total de 90 minutos, por meio das teorias de Davydov e de Majmutov. O objetivo geral foi analisar o ensino-aprendizagem do conceito matemático de função por alunos do nível médio tendo como fundamentos essas teorias. Para isso, realizou-se um experimento didático formativo em uma unidade do Instituto Federal de Goiás. Os resultados mostraram que: na organização do ensino, o problema a ser resolvido deve estar associado a uma necessidade dos alunos e envolver contradições; o professor deve conhecer o desenvolvimento lógico-histórico do conceito ensinado; inicialmente os alunos apresentaram dificuldade em lidar com o problema, mas logo a superaram.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.