A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) proporciona o fomento ao compartilhamento de informações das produções realizadas no âmbito educacional. Busca-se também aliar tais tecnologias com o desenvolvimento de habilidades da produção científica dos discentes, como também o incentivo a docência. O estudo objetiva relatar à importância do uso das TICs com enfoque na saúde coletiva por acadêmico de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência decorrente da utilização das TICs em saúde na produção de vídeo-aulas e de textos virtuais. As produções eram referentes aos projetos e políticas instituídas pelo Ministério da Saúde, por aluno integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS). Constatou-se que a utilização de recursos tecnológicos é uma ferramenta essencial na construção do conhecimento científico do discente, como também importante estratégia pedagógica na abordagem de assuntos relacionados à saúde coletiva. Identificou-se o impacto da informação para a população em caráter do compartilhamento do conhecimento por meio das redes sociais, onde a interação e a dinamicidade que as TICs viabilizam. Aliar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e ao cotidiano dos alunos, permite também a ampliação dos conhecimentos. Acredita-se que a utilização das TICs em saúde, estimula o discente a vivenciar e praticar o desenvolvimento da pesquisa aliado a iniciação à docência, onde milhares de pessoas passam a ter acesso ao material produzido, instigando-os a ampliar seus conhecimentos contribuindo na construção de melhorias da saúde coletiva.