Introdução: O profissional de enfermagem tem por objetivo prestar assistência ao indivíduo/família e comunidade de maneira a promover a saúde e prevenir doenças, de forma criativa, empática, dedicada e respeitando a dignidade do ser humano. Para se formar profissionais enfermeiros de qualidade, as instituições de ensino devem oferecer aos discentes a oportunidade de aulas práticas em seus mais diversos campos de atuação. Objetivo: Descrever a importância das aulas práticas para a graduação em enfermagem, através das experiências vividas e da percepção dos acadêmicos. Metodologia: Relato de experiência de discentes do curso de Enfermagem durante participações em atividades práticas desenvolvidas numa instituição de Atenção Primária através de visitas domiciliares, além de ações desenvolvidas na Atenção Secundária à saúde. As atividades foram desenvolvidas nos meses de agosto e setembro de 2016. Resultados e Discussão: No âmbito da Atenção Primária, as discentes foram divididas em duplas, para a realização das visitas juntamente com as ACS. Na atenção secundária, também houve a formação das duplas e a seleção dos pacientes pela professora para a prestação dos cuidados diretos de enfermagem. Cada discente elaborou um plano de cuidados para os pacientes atendidos, baseado no Processo de enfermagem. Conclusão: Constata-se que a inserção dos discentes em campo de estágio promove experiências que contribuem para o aperfeiçoamento do enfermeiro em formação, além de ressaltar que as práticas em campo de estágio não contribuem apenas com o conhecimento técnico-científico, mas sim, desperta para a ética e humanização na assistência.