PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 2655 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, realizada nos serviços de Urgência e Emergência de um hospital público no município de Cajazeiras – PB, no alto sertão paraibano. Os dados foram coletados a partir de um questionário semi-estruturado, aplicado junto a 40 pacientes idosos. A análise dos resultados se deu mediante estatísticas descritivas, seguida da comparação com a literatura. Para a realização da proposta foram respeitados todos os pressupostos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados evidenciam que 55% dos pacientes idosos desconhecem o significado do termo assistência humanizada; 65% afirmaram que no serviço emergencial estudado há uma demora considerável para o atendimento, não existindo a conduta do acolhimento. Do total, 62% dos idosos ressaltaram ainda que os profissionais de saúde daquele setor se detêm, na maioria das vezes, a realizar procedimentos, relegando a segundo plano a atenção aos sentimentos e emoções dos usuários. Em meio a tantos avanços científicos e possibilidades de melhoria da assistência hospitalar e de sua humanização, os recursos, todavia, parecem estar mais associados a propostas de investimentos na alta tecnologia e a outros processos que não, necessariamente, implicam em mudanças na cultura organizacional em prol da humanização do trabalho enquanto expressão da ética. A equipe de saúde das unidades de urgência e emergência hospitalar se vê frente a problemáticas constantes que tendem a gerar situações de estresse e acarretar tensão psicológica. Diante de tantas responsabilidades, toda a equipe tem que aprender a lidar com esse contexto, tornando-se difícil fazê-lo da melhor forma. Nota-se a partir daí, uma postura imparcial ao lidar com o paciente, a família e até a própria equipe. Cada profissional passa a preocupar-se isoladamente com as atividades a serem cumpridas, não investindo nas relações humanas. No que se refere ao paciente idoso, à humanização deve basear-se especialmente num atendimento preferencial e imediato, seja em instituições públicas ou privadas de saúde, onde a totalidade e individualidade do idoso sejam preservadas. É pertinente concluir-se que o exercício dos profissionais atuantes nas referidas unidades de urgência e emergência, distancia-se de ações humanizadoras, sendo esta uma realidade que se reflete nos cuidados à pessoa idosa. A humanização deve ser preocupação de todos os profissionais de saúde, uma vez que a mecanização compromete a qualidade do atendimento. Os profissionais que prestam assistência humanizada devem estar embasados numa visão holística, considerando que a solidariedade e a benevolência para com o próximo são imprescindíveis para valorização do ser humano, estabelecendo uma relação de ajuda e empatia. Relacionando a temática em questão com os cuidados de emergência prestados a população idosa, vê‐se que estes também necessitam de humanismo nas práticas profissionais, a fim de proporcionar ao paciente idoso um ambiente digno, com resolutividade nas ações desenvolvidas, ressaltando-se que o distanciamento de ações humanizadas no cuidado à saúde acaba por fragmentar o atendimento prestado à pessoa idosa, principalmente nos serviços emergenciais." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "HUMANIZAÇÃO, IDOSOS, EMERGÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_548_e06b8a6b72e1617485af3de5a6031d10.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNE CHIARA OLIVEIRA MORAES" "autor_nome_curto" => "JANAÍNE CHIARA" "autor_email" => "janainechiara@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 2655 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, realizada nos serviços de Urgência e Emergência de um hospital público no município de Cajazeiras – PB, no alto sertão paraibano. Os dados foram coletados a partir de um questionário semi-estruturado, aplicado junto a 40 pacientes idosos. A análise dos resultados se deu mediante estatísticas descritivas, seguida da comparação com a literatura. Para a realização da proposta foram respeitados todos os pressupostos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados evidenciam que 55% dos pacientes idosos desconhecem o significado do termo assistência humanizada; 65% afirmaram que no serviço emergencial estudado há uma demora considerável para o atendimento, não existindo a conduta do acolhimento. Do total, 62% dos idosos ressaltaram ainda que os profissionais de saúde daquele setor se detêm, na maioria das vezes, a realizar procedimentos, relegando a segundo plano a atenção aos sentimentos e emoções dos usuários. Em meio a tantos avanços científicos e possibilidades de melhoria da assistência hospitalar e de sua humanização, os recursos, todavia, parecem estar mais associados a propostas de investimentos na alta tecnologia e a outros processos que não, necessariamente, implicam em mudanças na cultura organizacional em prol da humanização do trabalho enquanto expressão da ética. A equipe de saúde das unidades de urgência e emergência hospitalar se vê frente a problemáticas constantes que tendem a gerar situações de estresse e acarretar tensão psicológica. Diante de tantas responsabilidades, toda a equipe tem que aprender a lidar com esse contexto, tornando-se difícil fazê-lo da melhor forma. Nota-se a partir daí, uma postura imparcial ao lidar com o paciente, a família e até a própria equipe. Cada profissional passa a preocupar-se isoladamente com as atividades a serem cumpridas, não investindo nas relações humanas. No que se refere ao paciente idoso, à humanização deve basear-se especialmente num atendimento preferencial e imediato, seja em instituições públicas ou privadas de saúde, onde a totalidade e individualidade do idoso sejam preservadas. É pertinente concluir-se que o exercício dos profissionais atuantes nas referidas unidades de urgência e emergência, distancia-se de ações humanizadoras, sendo esta uma realidade que se reflete nos cuidados à pessoa idosa. A humanização deve ser preocupação de todos os profissionais de saúde, uma vez que a mecanização compromete a qualidade do atendimento. Os profissionais que prestam assistência humanizada devem estar embasados numa visão holística, considerando que a solidariedade e a benevolência para com o próximo são imprescindíveis para valorização do ser humano, estabelecendo uma relação de ajuda e empatia. Relacionando a temática em questão com os cuidados de emergência prestados a população idosa, vê‐se que estes também necessitam de humanismo nas práticas profissionais, a fim de proporcionar ao paciente idoso um ambiente digno, com resolutividade nas ações desenvolvidas, ressaltando-se que o distanciamento de ações humanizadas no cuidado à saúde acaba por fragmentar o atendimento prestado à pessoa idosa, principalmente nos serviços emergenciais." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "HUMANIZAÇÃO, IDOSOS, EMERGÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_548_e06b8a6b72e1617485af3de5a6031d10.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNE CHIARA OLIVEIRA MORAES" "autor_nome_curto" => "JANAÍNE CHIARA" "autor_email" => "janainechiara@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }