OLIVEIRA, Jadiane Da Silva et al.. O despertar do desejo de ler: uma busca pelo letramento. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26293>. Acesso em: 23/11/2024 21:56
O presente artigo trás um relato sobre as experiências o Estágio supervisionado II, e foi elaborado a partir das vivencias do período de regência em uma sala do 4° ano do ensino fundamental. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura, para isso foi necessário uma seleção de textos e livros que fossem interessantes para a idade dos educandos. Este trabalho esta organizado em discussão teórica onde trago concepções de alguns autores sobre o tema, e depois trago um relato sobre o que foi vivenciado em sala de aula. A leitura é muito importante para a formação dos alunos, e trabalhar isso de uma forma lúdica torna o processo de aprendizagem algo muito mais prazeroso. Os filmes também são uma forma muito boa de ensinar valores para as crianças, pois, por meio destes podemos mostrar aos alunos muitas lições importantes para a vida. Dinâmicas também tiveram papel fundamental no desenvolvimento das atividades, por ser o meio mais divertido e instigante de trabalhar os diferentes conteúdos, os resultados obtidos mostram que dinâmicas de grupo são ótimas ferramentas em sala de aula, um professor criativo configurasse em um excelente formador. E a ludicidade é considerada hoje um dos melhores caminhos para se trabalhar qualquer conteúdo presente no currículo escolar. Por ser um trabalho constituído a partir de uma pesquisa ação, constatei que muito do que o aluno aprende se dá de maneira espontânea, tendo em vista que o professor funciona principalmente como mediador na construção do conhecimento.