LEITURA LITERÁRIA E SUAS INTERFACES COM O UNIVERSO DIGITAL
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26276 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 746 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA E SUAS INTERFACES COM O UNIVERSO DIGITAL" "resumo" => "Pautado em reflexões sobre a leitura literária e suas interfaces com o universo digital, este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva compreender se o uso das tecnologias digitais pode representar um elemento de fomento ao gosto pela leitura literária nos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 4 de Setembro, no município de Pau dos Ferros/RN. A geração dos dados da pesquisa se dará a partir da aplicação de uma sequência didática. Durante sua execução, os aprendizes entrarão em contato com o mundo literário a partir de um mergulho pelas plataformas digitais: e-book, Edmodo e YouTube. Nessa imersão eles não serão apenas meros espectadores, mas também produtores de conteúdo, pois produzirão um autorrelato dentro do Edmodo e criarão um canal no Youtube. Nestes espaços virtuais deixarão suas impressões acerca das atividades realizadas. O autorrelato e os vídeos constituirão nosso corpus de pesquisa. Por meio dele, buscaremos perceber se o trabalho desenvolvido conseguiu (ou não) promover nos alunos o encantamento pela leitura literária. Como aporte teórico para estas discussões, nos baseamos em Amarilha (2013), Brito; Sampaio (2013), Cosson (2007 e 2014), Moran (2013), Palfrey, J; Gasser (2011), Lévy (2011), dentre outros. Respaldado nesses teóricos, o trabalho traz algumas concepções basilares para a reflexão de um ensino de leitura atravessado pelas mídias digitais: concepção de leitura literária, cultural digital, nascidos digitais e a reflexão de um ensino de leitura literária atrelado às demandas da nossa sociedade, que sabemos é perpassada pelas tecnologias digitais. Neste sentido, este estudo aponta para o entendimento de que trazer as TDICs para a prática de leitura pode representar uma forma de enriquecer o ensino de Língua Portuguesa, bem como ser um forte aliado na formação de leitores ativos e apaixonados pelo universo literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, LEITURA LITERÁRIA, CULTURA DIGITAL, NASCIDOS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID746_17112016175001.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDICELANDRA CARLA DE ANDRADE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ALDICELANDRA" "autor_email" => "aldicelandra_carla@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26276 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 746 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA E SUAS INTERFACES COM O UNIVERSO DIGITAL" "resumo" => "Pautado em reflexões sobre a leitura literária e suas interfaces com o universo digital, este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva compreender se o uso das tecnologias digitais pode representar um elemento de fomento ao gosto pela leitura literária nos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 4 de Setembro, no município de Pau dos Ferros/RN. A geração dos dados da pesquisa se dará a partir da aplicação de uma sequência didática. Durante sua execução, os aprendizes entrarão em contato com o mundo literário a partir de um mergulho pelas plataformas digitais: e-book, Edmodo e YouTube. Nessa imersão eles não serão apenas meros espectadores, mas também produtores de conteúdo, pois produzirão um autorrelato dentro do Edmodo e criarão um canal no Youtube. Nestes espaços virtuais deixarão suas impressões acerca das atividades realizadas. O autorrelato e os vídeos constituirão nosso corpus de pesquisa. Por meio dele, buscaremos perceber se o trabalho desenvolvido conseguiu (ou não) promover nos alunos o encantamento pela leitura literária. Como aporte teórico para estas discussões, nos baseamos em Amarilha (2013), Brito; Sampaio (2013), Cosson (2007 e 2014), Moran (2013), Palfrey, J; Gasser (2011), Lévy (2011), dentre outros. Respaldado nesses teóricos, o trabalho traz algumas concepções basilares para a reflexão de um ensino de leitura atravessado pelas mídias digitais: concepção de leitura literária, cultural digital, nascidos digitais e a reflexão de um ensino de leitura literária atrelado às demandas da nossa sociedade, que sabemos é perpassada pelas tecnologias digitais. Neste sentido, este estudo aponta para o entendimento de que trazer as TDICs para a prática de leitura pode representar uma forma de enriquecer o ensino de Língua Portuguesa, bem como ser um forte aliado na formação de leitores ativos e apaixonados pelo universo literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, LEITURA LITERÁRIA, CULTURA DIGITAL, NASCIDOS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID746_17112016175001.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDICELANDRA CARLA DE ANDRADE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ALDICELANDRA" "autor_email" => "aldicelandra_carla@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }