PEIXOTO, Clarice Nunes et al.. Indisciplina e agressividade na educação infantil. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26271>. Acesso em: 13/11/2024 04:04
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da nossa observação de estágio, da disciplina Estágio Supervisionado I. Nossa motivação para esse estudo surgiu a partir do diagnóstico que a agressividade e a indisciplina em sala de aula é um dos fatores para a diminuição da aprendizagem em todos os níveis de ensino, mais específico na educação infantil, nosso foco de estudo. De caráter qualitativo/quantitativo, nos embasamos nos estudos de Tiba (1996), Winnicott (2009), dentre outros. Assim, ao estudarmos tais teóricos, vimos à necessidade de mencionar que a indisciplina, por nós observada, acontecia de forma simples e concentrada nas atitudes de poucos alunos, taxados como “complicados”, “bagunceiros” etc.; ambos estamos sendo empurrados para variadas classes e sempre com as mesmas reclamações e nenhuma sugestão de melhoramento em suas vivências anteriores. Como também, segundo relatos das professoras da instituição, a indisciplina pode ser caracterizada, como a adaptação a novas rotinas e aos novos conhecimentos e comportamentos que necessitam serem tomados a partir dessa faixa etária; dessa forma, necessita-se de ir além dos conteúdos programáticos das disciplinas, como também, conversas com a turma sobre preferências de temas a serem discutidos e variadas atividades práticas, sem priorizar a aula falada. Nesse sentido, utilizaremos, para alcançar nossos propósitos, da leitura de artigos e de diários de campos que elaboramos durante nossas observações e, por fim, análise dos resultados será feita de acordo com os aportes teóricos anteriormente citados. Assim, concluímos que esse estudo nos possibilitou um maior conhecimento em torno da temática abordada, bem como, nos auxiliou quanto as nossas atividades futuras, caso tais problemas surjam em nossas salas de aula.