PAIVA, Mary Carneiro De. Desafios do pnaic na educação do campo. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26228>. Acesso em: 23/11/2024 23:13
O presente trabalho apresente um recorte do estudo a respeito da operacionalização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no município de Marcelino Vieira-RN. O estudo foi desenvolvido a partir de uma das escolas referenciais do campo da Rede Municipal de Ensino do referido município, e partiu da seguinte questão de pesquisa: De que modo o PNAIC tem sido operacionalizado a partir das especificidades das práticas educativas no e do campo, junto a uma escola do campo, localizada em Marcelino Vieira/RN? Seu objetivo geral, portanto, foi de analisar de que modo o PNAIC tem sido operacionalizado a partir das especificidades das práticas educativas no e do campo em Marcelino Vieira/RN. Para responder à aludida questão, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, levantando-se o material empírico através de entrevistas semiestruturadas e de observação. Dentre os resultados aos quais se chegou, podem ser destacados os seguintes: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa teve como foco a formação continuada para os/as professores/as alfabetizadores/as com lacunas estruturais que contemplassem adaptações para a realidade do Campo; o referido Programa visa fundamentalmente instrumentalizar de modo — preponderantemente —, via replicação de procedimentos, práticas de alfabetização e letramento que não estão necessariamente pautadas para a formação de sujeitos de coletivos; há uma ausência estrutural de formação continuada na Rede de Marcelino Vieira-RN para os professore/as do campo que contemple as questões do ensino com a multissérie e, por conseguinte, para com a Educação do Campo; o PNAIC, do modo como é gerido, ainda não consegue considerar as superações da invisibilidade e da precarização que maculam as estratégias de escolarização na Educação do Campo.