ARAÚJO, Luzia Dias et al.. Estratégias de leitura na sala de aula: uma prática possível. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26255>. Acesso em: 23/11/2024 21:52
O presente trabalho se constitui em reflexões que se iniciaram em experiência anteriores enquanto aluna do curso de Pedagogia acerca da leitura e sua contribuição na construção leitora do indivíduo e as metodologias utilizadas para se trabalhar a leitura. Essa discussão foi iniciada na graduação e agora ganha um campo maior de análise a partir da experiência prática em sala de aula enquanto professora alfabetizadora, em que apresento estratégias de leitura utilizadas em sala de aula, as quais objetivam despertar e construir nas crianças o gosto pela leitura por meio de práticas lúdicas e prazerosas. Para a execução do trabalho, realizei leituras teóricas que subsidiaram a prática desenvolvida no espaço escolar: (VILLARDI, 2005), (FREIRE, 2008), (LAJOLO, 1993), (MARTINS, 1997), (SOLÉ, 2008). Esses autores vêm revalidar a importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo, bem como a função da mediação adequada no processo de construção leitora do indivíduo, já que a leitura é um processo de interação entre o sujeito leitor e o livro ou outro material de leitura, carecendo então que haja uma ponte entre o sujeito que vai ler e a leitura que lhe é apresentada. Assim, as estratégias de leitura assumem um importante lugar na sala de aula. O trabalho apresenta três estratégias de leitura utilizadas nas aulas: A contação, a roda de leitura e a sacola literária. São atividades desenvolvidas semanalmente e apresentam resultado significativo na aquisição leitora das crianças. Apontam também a necessidade que há em se trabalhar estratégias de leitura, objetivando um melhor desenvolvimento e consequentemente, uma aprendizagem mais satisfatória, voltada a atender as necessidades do sujeito como ser particular e também social, que interage com outros seres e se constrói constantemente.