BARROS, Joana Darc Do Nascimento et al.. Bale: quem conta um conto aumenta um ponto. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26216>. Acesso em: 12/11/2024 19:15
Este artigo tem por finalidade apresentar características marcantes que o programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) carrega em suas raízes, pois além de trazer reflexões sobre como a mediação, a contação de “estória”, discute-se sobre a participação do Programa nos diversos ambientes solicitados, de modo que este influencia no desenvolvimento de um leitor crítico, mas também criativo e autônomo. Refletiremos, portanto, sobre como o mesmo ajuda a despertar no público alvo, o gosto pela leitura. Objetivamos mais especificamente, analisar como se deu a apresentação do conto de fadas: “FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE” adaptada pelo próprio Programa e apresentada em forma Musical na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental de Bandarra localizada no distrito de Bandarra/PB. Sendo assim, foi necessário realizar um embasamento teórico (BETHELHEIM, 2002; CORSO & CORSO, 2006 e SAMPAIO e MASCARNEHAS, 2006), objetivando maiores contribuições às discussões aqui apresentadas, visando a necessidade de uma maior atenção por parte dos educadores e da comunidade em geral, no que diz respeito aos trabalhos realizados, pois são esses trabalhos inovadores que devem ser introduzidos nas escolas, pois trazem a dinamicidade, magia e criatividade para a leitura, já que muitas vezes esta é vista como uma atividade monótona e repetitiva.