A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO MAGISTÉRIO E A LUTA PELO RECONHECIMENTO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26190 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO MAGISTÉRIO E A LUTA PELO RECONHECIMENTO" "resumo" => "Este artigo é fruto de um pesquisa intitulada “A Presença Negra no Magistério: Formação, Memória e Saberes de Professoras Negras do Alto-Oeste Potiguar”, em cumprimento ao plano de trabalho: “Trajetória Formativa e Luta pelo Reconhecimento Social de Professoras Negras: Saberes e Carreira Docente”. As questões étnico raciais delimitam o espaço de pessoas negras em todas as profissões, inclusive, no Magistério. Nos últimos anos, percebemos que a presença de mulheres negras na profissão docente aumentou consideravelmente, mas as questões da identidade étnica se sobressaem à construção de uma identidade profissional. Esse estudo é uma revisão bibliográfica e discute o conceito de identidade na sociedade pós-moderna, bem como a luta de professoras negras para ser reconhecidas social e profissionalmente. A problemática abordada é: Como as questões étnico raciais influenciam na construção de identidade e na luta pelo reconhecimento das professoras negras? Os objetivos prepostos são: Discutir o conceito de identidade na sociedade pós-moderna; Perceber as relações de pertencimento das professoras negras com a profissão docente; Identificar a luta dessas profissionais pelo reconhecimento social, moldado por questões étnicas e culturais. Como aporte teórico metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa para a análise dos dados, e como referencial teórico utilizamos autores que discutem identidade cultural, luta por reconhecimento social e relações étnico raciais, devidamente referenciados no corpo do texto. Ao término da pesquisa, constatamos que a construção da identidade profissional de professoras negras e a luta pelo reconhecimento social é moldada por valores histórico culturais, perpetuados por uma elite branca que se considera, culturalmente, superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "CONCEITO DE IDENTIDADE, QUESTÕES ÉTNICO CULTURAIS, LUTA POR RECONHECIMENTO SOCIAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID591_13112016225802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANNY SUSY DE QUEIROZ DIAS" "autor_nome_curto" => "LIDIANNY DIAS" "autor_email" => "lidianny_dias@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26190 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO MAGISTÉRIO E A LUTA PELO RECONHECIMENTO" "resumo" => "Este artigo é fruto de um pesquisa intitulada “A Presença Negra no Magistério: Formação, Memória e Saberes de Professoras Negras do Alto-Oeste Potiguar”, em cumprimento ao plano de trabalho: “Trajetória Formativa e Luta pelo Reconhecimento Social de Professoras Negras: Saberes e Carreira Docente”. As questões étnico raciais delimitam o espaço de pessoas negras em todas as profissões, inclusive, no Magistério. Nos últimos anos, percebemos que a presença de mulheres negras na profissão docente aumentou consideravelmente, mas as questões da identidade étnica se sobressaem à construção de uma identidade profissional. Esse estudo é uma revisão bibliográfica e discute o conceito de identidade na sociedade pós-moderna, bem como a luta de professoras negras para ser reconhecidas social e profissionalmente. A problemática abordada é: Como as questões étnico raciais influenciam na construção de identidade e na luta pelo reconhecimento das professoras negras? Os objetivos prepostos são: Discutir o conceito de identidade na sociedade pós-moderna; Perceber as relações de pertencimento das professoras negras com a profissão docente; Identificar a luta dessas profissionais pelo reconhecimento social, moldado por questões étnicas e culturais. Como aporte teórico metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa para a análise dos dados, e como referencial teórico utilizamos autores que discutem identidade cultural, luta por reconhecimento social e relações étnico raciais, devidamente referenciados no corpo do texto. Ao término da pesquisa, constatamos que a construção da identidade profissional de professoras negras e a luta pelo reconhecimento social é moldada por valores histórico culturais, perpetuados por uma elite branca que se considera, culturalmente, superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "CONCEITO DE IDENTIDADE, QUESTÕES ÉTNICO CULTURAIS, LUTA POR RECONHECIMENTO SOCIAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID591_13112016225802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANNY SUSY DE QUEIROZ DIAS" "autor_nome_curto" => "LIDIANNY DIAS" "autor_email" => "lidianny_dias@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }