Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ARTICULAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE COM O ENSINO COMUM PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MARABÁ-PARÁ

Palavra-chaves: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE, ENSINO MÉDIO, QUALIDADE DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS
"2016-11-09 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24775
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 3242
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE COM O ENSINO COMUM PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MARABÁ-PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho está investigando como vem sendo desenvolvido o Atendimento Educacional Especializado-AEE, em duas Escolas Públicas Estaduais de Marabá-Pará. Levantando a seguinte problemática: a articulação do AEE com o ensino comum vem contribuindo para a inclusão com qualidade dos alunos público alvo da educação especial na rede regular de ensino médio? Para complementar a pesquisa foi realizada leitura de artigos como KASSAR (2014); MANTOAN (2015) e JESUS (2015). Utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram usadas observações e entrevistas semiestruturadas. Como resultados parciais da Pesquisa de Campo percebemos que a articulação do AEE com o ensino comum não vem sendo efetivada como deveria, pois, os profissionais que atuam nesse serviço de apoio além de serem em número reduzido, são itinerantes, e que há carência de formação para os professores da rede regular atuarem com competência com os alunos com deficiência no ensino comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE, ENSINO MÉDIO, QUALIDADE DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID3242_09092016110351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUILENE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUILENE"
    "autor_email" => "jaquilenesouza15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24775
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 3242
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE COM O ENSINO COMUM PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MARABÁ-PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho está investigando como vem sendo desenvolvido o Atendimento Educacional Especializado-AEE, em duas Escolas Públicas Estaduais de Marabá-Pará. Levantando a seguinte problemática: a articulação do AEE com o ensino comum vem contribuindo para a inclusão com qualidade dos alunos público alvo da educação especial na rede regular de ensino médio? Para complementar a pesquisa foi realizada leitura de artigos como KASSAR (2014); MANTOAN (2015) e JESUS (2015). Utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram usadas observações e entrevistas semiestruturadas. Como resultados parciais da Pesquisa de Campo percebemos que a articulação do AEE com o ensino comum não vem sendo efetivada como deveria, pois, os profissionais que atuam nesse serviço de apoio além de serem em número reduzido, são itinerantes, e que há carência de formação para os professores da rede regular atuarem com competência com os alunos com deficiência no ensino comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE, ENSINO MÉDIO, QUALIDADE DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID3242_09092016110351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUILENE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUILENE"
    "autor_email" => "jaquilenesouza15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho está investigando como vem sendo desenvolvido o Atendimento Educacional Especializado-AEE, em duas Escolas Públicas Estaduais de Marabá-Pará. Levantando a seguinte problemática: a articulação do AEE com o ensino comum vem contribuindo para a inclusão com qualidade dos alunos público alvo da educação especial na rede regular de ensino médio? Para complementar a pesquisa foi realizada leitura de artigos como KASSAR (2014); MANTOAN (2015) e JESUS (2015). Utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram usadas observações e entrevistas semiestruturadas. Como resultados parciais da Pesquisa de Campo percebemos que a articulação do AEE com o ensino comum não vem sendo efetivada como deveria, pois, os profissionais que atuam nesse serviço de apoio além de serem em número reduzido, são itinerantes, e que há carência de formação para os professores da rede regular atuarem com competência com os alunos com deficiência no ensino comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.