Nos dias atuais, é fundamental o estabelecimento de políticas públicas que fortaleçam as Escolas de Educação Básica, tendo em vista a importância que exercem no processo de formação social, cultural, humana e ética da sociedade. É fundamental, para a formação do sujeito, um processo de ensino-aprendizagem baseado em aspectos crítico reflexivo. A Educação contextualizada para o semiárido se caracteriza como um dos passos que se faz necessário para alcançar esse objetivo, pois enfatiza a valorização do conhecimento geral, centralizando na área de convívio da sociedade como um todo. O objetivo principal da presente pesquisa foi diagnosticar e analisar as Percepções Ambientais dos Professores participantes do Projeto de Formação Continuada de Professores Contextualizada para o Ambiente Semiárido (Caatinga Paraibana) (Projeto UNIVERSAL/CNPq 2014-2017), com a finalidade de verificar os conhecimentos e valores desses atores sociais às questões ambientais Loco-Regionais em dois municípios do Cariri Paraibano. A Pesquisa teve uma abordagem Qualitativa, onde se utilizou elementos da Pesquisa Documental e Análise Conteúdo. Os resultados principais demostraram que os professores apresentam uma visão preservacionista de EA, e a maioria deles associam o Meio Ambiente “Como Natureza”. Com relação ao conceito de Bioma Caatinga, os docentes enfatizam como a “flora resistente e resiliente”, “a biodiversidade geral” e a “vegetação caracterizada por plantas de pequeno e médio porte”. Sobre a Região Semiárida, os professores associaram o “à baixa pluviosidade, temperatura elevada e como sendo uma região seca”. Nesses termos, conclui-se que os participantes dessa pesquisa, possuem um posicionamento, sobre as questões ambientais, coerente, relacionando o lugar onde vivem às características mais marcantes da região e destaca a importância de se trabalhar uma EA que contextualize o processo de ensino e aprendizagem com a realidade na qual os atores sociais estão inseridos.