FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RECORTE DE COMO SE DÁ A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO PICOENSE.
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23843 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 788 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RECORTE DE COMO SE DÁ A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO PICOENSE." "resumo" => "Vive-se atualmente no Brasil um período de graves e radicais mudanças no âmbito da educação. Estas mudanças partem de pressupostos conservadores e, de certo modo, ultrapassados, que representam retrocessos e perda de direitos adquiridos ao longo da história do país. Este cenário nos remete a reflexões sobre como proceder diante de tais transformações. Cuidar da formação dos professores talvez seja uma das vias de superação de tal cenário e de manutenção de um grupo capaz de refletir e criticar as decisões arbitrárias. A formação docente vem ostentando uma posição de destaque nos estudos referentes às políticas em educação. É uma inquietação que se demonstra nas reformas que vêm sendo implementadas nas políticas de formação continuada, bem como nas investigações a cerca do desenvolvimento profissional docente. Picos está situada no centro da região semiárida piauiense e é por isso que surge o interesse em verificar como se dá a formação dos professores que atuam dentro de uma região que apresenta características próprias e tão peculiares em relação as demais regiões. Portanto esse estudo se propõe investigar a cerca da formação continuada oferecida aos professores do Município de Picos-PI,, como ela vem acontecendo e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente. A investigação delineada nesse estudo contemplou estudos bibliográficos e uma pesquisa de campo. Essa pesquisa possibilitou-nos a refletirmos sobre a formação de professores suas causas e consequências no âmbito escolar e desenvolvimento docente instigando as autoridades a discutirem sobre as políticas educacionais e investir na formação continuada docente, como uma das alternativas de melhorar a qualidade da educação no Município de Picos-PI." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, SEMIARIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID788_21102016122958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO LEAL DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO LEAL" "autor_email" => "rogeriolealsousa@gmail.co" "autor_ies" => "SECRETÁRIA MUNICIPAL DE PICOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23843 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 788 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RECORTE DE COMO SE DÁ A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO PICOENSE." "resumo" => "Vive-se atualmente no Brasil um período de graves e radicais mudanças no âmbito da educação. Estas mudanças partem de pressupostos conservadores e, de certo modo, ultrapassados, que representam retrocessos e perda de direitos adquiridos ao longo da história do país. Este cenário nos remete a reflexões sobre como proceder diante de tais transformações. Cuidar da formação dos professores talvez seja uma das vias de superação de tal cenário e de manutenção de um grupo capaz de refletir e criticar as decisões arbitrárias. A formação docente vem ostentando uma posição de destaque nos estudos referentes às políticas em educação. É uma inquietação que se demonstra nas reformas que vêm sendo implementadas nas políticas de formação continuada, bem como nas investigações a cerca do desenvolvimento profissional docente. Picos está situada no centro da região semiárida piauiense e é por isso que surge o interesse em verificar como se dá a formação dos professores que atuam dentro de uma região que apresenta características próprias e tão peculiares em relação as demais regiões. Portanto esse estudo se propõe investigar a cerca da formação continuada oferecida aos professores do Município de Picos-PI,, como ela vem acontecendo e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente. A investigação delineada nesse estudo contemplou estudos bibliográficos e uma pesquisa de campo. Essa pesquisa possibilitou-nos a refletirmos sobre a formação de professores suas causas e consequências no âmbito escolar e desenvolvimento docente instigando as autoridades a discutirem sobre as políticas educacionais e investir na formação continuada docente, como uma das alternativas de melhorar a qualidade da educação no Município de Picos-PI." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, SEMIARIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID788_21102016122958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO LEAL DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO LEAL" "autor_email" => "rogeriolealsousa@gmail.co" "autor_ies" => "SECRETÁRIA MUNICIPAL DE PICOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }