O conhecimento adquirido através das nossas relações cotidianas com o ambiente é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para o entendimento de processos ecológicos que regem a vida no planeta. Dessa forma, pretendemos identificar e discutir, a partir da literatura, a importância atribuída aos conhecimentos etnoecológicos de estudantes da Educação Básica, e as práticas docentes em relação a esses conhecimentos. Foram selecionados para a análise 18 artigos publicados em revistas científicas nos últimos seis anos, através do Google acadêmico, com a seguinte combinação de palavras-chave: Conhecimentos prévios + Etnoecologia + ensino de ciências. Os estudos encontrados foram categorizados e analisados de acordo com os nossos objetivos. Em 78% dos estudos é relatada a importância destes saberes no processo de ensino-aprendizagem, porém sem que haja uma descrição das atividades docentes em relação a integração dos saberes. Em 11,11% dos artigos há o relato de integração entre saberes tradicionais e conteúdos científicos. Em outros 11,11% foi relatada a carência na construção do conhecimento a partir dos saberes prévios, devido principalmente ao atual cenário da Educação Básica, que sofre com más condições de trabalho e muitas vezes falta de profissionais qualificados. A grande maioria dos estudos (78%) não aborda a postura docente em sala de aula perante os saberes prévios dos estudantes, indicando uma necessidade em se desenvolver estudos práticos que visem avaliar essa postura, para o desenvolvimento de planos de melhoria nas condições de ensino.