Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ELABORAÇÃO DE MANUAL PARA MANEJO DE HORTAS VERTICAIS EM ESPAÇOES ESCOLARES

Palavra-chaves: HORTA VERTICAL, MANUAL DE HORTA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) GT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23774
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 634
    "inscrito_id" => 1890
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE MANUAL PARA MANEJO DE HORTAS VERTICAIS EM ESPAÇOES ESCOLARES"
    "resumo" => "A escolar é uma ponte de um relacionamento para com a sociedade, criando valores sociais, econômicos, moldando e construindo habilidades nos alunos e o conhecimento ambiental está integrado a isso. De acordo com Nalini (2003), a proteção da natureza é considerada tarefa permanente de qualquer ser pensante, conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Tornando-se cada vez mais necessária a participação do educador ambiental no processo de formação dos cidadãos, mesmo que haja um déficit no processo educacional nas escolas de ensino básico. Na instituição Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho vem sendo desenvolvido um projeto de horta vertical, que visa fornecer hortaliças a escola e reutilizar materiais poluentes como garrafas PET, visto que são muito utilizadas no dia a dia e tem difícil degradação, colocar em pratica os conteúdos fornecidos nas salas de aula, conscientizar a boa alimentação e a preservar o meio ambiente, trabalhando as habilidades dos estudantes de agir em sociedade, ao trabalharem em grupo, incentivando-os ao campo de pesquisa e produção, montando um manual, despertando a curiosidade e o interesse em aprendizagem além do que lhe é repassado em sala.  O projeto desenvolveu-se a partir de estudo do solo disponível no ambiente escolar, as hortaliças consumidas na instituição e se sua plantação era compatível com o solo, assim apresentando o projeto aos alunos e pondo-o em pratica. Em paralelo a execução do projeto foi desenvolvido um manual da horta, com tamanhos, materiais, quantidade de material utilizados. A ideia desse trabalho foi mostrar aos alunos métodos alternativos de fixação de assuntos da sala de aula, mostrando métodos diferentes de adquirir e aprofundar seus conhecimentos, exemplificando os conteúdos que lhe são repassados, trabalhando a interdisciplinaridade das matérias, induzi-los a curiosidade, tendo assim desejo da pesquisa e cada vez mais aumentando suas experiências e ampliar suas habilidades de construções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "HORTA VERTICAL, MANUAL DE HORTA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA1_ID1890_21102016182147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRED FAUSTO DE OLIVEIRA GALVÃO "
    "autor_nome_curto" => "INGRED GALVÃO"
    "autor_email" => "ingredgalvao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23774
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 634
    "inscrito_id" => 1890
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE MANUAL PARA MANEJO DE HORTAS VERTICAIS EM ESPAÇOES ESCOLARES"
    "resumo" => "A escolar é uma ponte de um relacionamento para com a sociedade, criando valores sociais, econômicos, moldando e construindo habilidades nos alunos e o conhecimento ambiental está integrado a isso. De acordo com Nalini (2003), a proteção da natureza é considerada tarefa permanente de qualquer ser pensante, conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Tornando-se cada vez mais necessária a participação do educador ambiental no processo de formação dos cidadãos, mesmo que haja um déficit no processo educacional nas escolas de ensino básico. Na instituição Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho vem sendo desenvolvido um projeto de horta vertical, que visa fornecer hortaliças a escola e reutilizar materiais poluentes como garrafas PET, visto que são muito utilizadas no dia a dia e tem difícil degradação, colocar em pratica os conteúdos fornecidos nas salas de aula, conscientizar a boa alimentação e a preservar o meio ambiente, trabalhando as habilidades dos estudantes de agir em sociedade, ao trabalharem em grupo, incentivando-os ao campo de pesquisa e produção, montando um manual, despertando a curiosidade e o interesse em aprendizagem além do que lhe é repassado em sala.  O projeto desenvolveu-se a partir de estudo do solo disponível no ambiente escolar, as hortaliças consumidas na instituição e se sua plantação era compatível com o solo, assim apresentando o projeto aos alunos e pondo-o em pratica. Em paralelo a execução do projeto foi desenvolvido um manual da horta, com tamanhos, materiais, quantidade de material utilizados. A ideia desse trabalho foi mostrar aos alunos métodos alternativos de fixação de assuntos da sala de aula, mostrando métodos diferentes de adquirir e aprofundar seus conhecimentos, exemplificando os conteúdos que lhe são repassados, trabalhando a interdisciplinaridade das matérias, induzi-los a curiosidade, tendo assim desejo da pesquisa e cada vez mais aumentando suas experiências e ampliar suas habilidades de construções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "HORTA VERTICAL, MANUAL DE HORTA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA1_ID1890_21102016182147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRED FAUSTO DE OLIVEIRA GALVÃO "
    "autor_nome_curto" => "INGRED GALVÃO"
    "autor_email" => "ingredgalvao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A escolar é uma ponte de um relacionamento para com a sociedade, criando valores sociais, econômicos, moldando e construindo habilidades nos alunos e o conhecimento ambiental está integrado a isso. De acordo com Nalini (2003), a proteção da natureza é considerada tarefa permanente de qualquer ser pensante, conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Tornando-se cada vez mais necessária a participação do educador ambiental no processo de formação dos cidadãos, mesmo que haja um déficit no processo educacional nas escolas de ensino básico. Na instituição Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho vem sendo desenvolvido um projeto de horta vertical, que visa fornecer hortaliças a escola e reutilizar materiais poluentes como garrafas PET, visto que são muito utilizadas no dia a dia e tem difícil degradação, colocar em pratica os conteúdos fornecidos nas salas de aula, conscientizar a boa alimentação e a preservar o meio ambiente, trabalhando as habilidades dos estudantes de agir em sociedade, ao trabalharem em grupo, incentivando-os ao campo de pesquisa e produção, montando um manual, despertando a curiosidade e o interesse em aprendizagem além do que lhe é repassado em sala. O projeto desenvolveu-se a partir de estudo do solo disponível no ambiente escolar, as hortaliças consumidas na instituição e se sua plantação era compatível com o solo, assim apresentando o projeto aos alunos e pondo-o em pratica. Em paralelo a execução do projeto foi desenvolvido um manual da horta, com tamanhos, materiais, quantidade de material utilizados. A ideia desse trabalho foi mostrar aos alunos métodos alternativos de fixação de assuntos da sala de aula, mostrando métodos diferentes de adquirir e aprofundar seus conhecimentos, exemplificando os conteúdos que lhe são repassados, trabalhando a interdisciplinaridade das matérias, induzi-los a curiosidade, tendo assim desejo da pesquisa e cada vez mais aumentando suas experiências e ampliar suas habilidades de construções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.