Na educação formal, a Educação Ambiental é um tema muito complexo e que merece muito aprofundamento para sua abordagem, também por ser uma área com estudos ainda em desenvolvimento. Para isso, é preciso desenvolver a EA permanentemente, posto que não é algo que se alcance através de decretos ou leis apenas, mas sim com ações educacionais de fato. A Pesquisa foi desenvolvida na cidade de Pau dos Ferros (RN), especificamente em escolas do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Educação. Foi aplicado um questionário entre os professores, entrevistas com a equipe pedagógica sobre as ações de formação docente e a inserção ou não de ações de EA nas atividades curriculares. Além de consulta documentos oficiais das escolas pesquisadas, como Projeto Político Pedagógico. As principais dificuldades citadas pelos professores em relação ao desenvolvimento das ações de EA, nas escolas pesquisadas, dizem respeito à mobilização da comunidade escolar, às questões orçamentárias e estruturais, capacitação e compreensão do tema, visto que a maioria deles não participou de nenhum curso de formação inicial ou continuada de EA. A participação em projetos interdisciplinares é, na maioria das vezes, proposta pela equipe pedagógica das escolas. Para abordar as temáticas ambientais, percebemos que o livro didático (LD) ainda tem grande influência sobre os conteúdos abordados pelos docentes, nos tipos de aulas que acontecem nas escolas. Principal fonte de pesquisa de professores e alunos, o LD é utilizado como principal referencial teórico e de abordagem metodológica para tratar das temáticas ambientais.