Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

OS DESAFIOS DE PRESERVAÇÃO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO SEMIÁRIDO

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO, SÍTIO ARQUEOLÓGICO, PRESERVAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Espaços, paisagens e territórios no semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Quando pensamos em semiárido e suas paisagens, nos é comum direcionarmos nossos pensamentos apenas as paisagens secas e dos cenários nordestinos. Entretanto em meio a todo esse cenário não poderíamos deixar de discutir e dá visibilidade as questões dos Sítios arqueológicos e as suas dificuldades de preservação em meio a essas paisagens, mesmo podendo representar uma empreendedora fonte de renda através de visitações turísticas, tendo em vista que é no Nordeste onde se encontra o maior acervo em patrimônio arqueológico do Brasil. Para tanto, pensamos aos olhos das questões da modernidade e as ameaças sofridas por estes patrimônios, com o desacelerado processo de modernização que vem acontecendo desde a Revolução Industrial e Revolução Francesa por volta do século XVIII. Fazendo uso de estudos dirigidos a campo e uma serie de informações colhidas através da participação de projetos de extensão veiculadas a Universidade Estadual da Paraíba, foi possível fazer uma análise das condições em que se encontram três sítios arqueológicos no município de Pocinhos sendo estes com diferentes características. E para salientar a importância da educação patrimonial no atacante as questões de preservação do patrimonial material, em especial os sítios arqueológicos, fecharam nossa discussão apresentando ações educativas que vem sendo realizadas na maior escola municipal da cidade desde o ano de 2013, e seus os resultados que visam formar cidadãos capazes de se reconhecerem enquanto sujeitos históricos responsáveis não só pela manutenção da memória coletiva da história do município através de escritos, mas principalmente dos resquícios materiais que proporcionam uma memória viva e possível de ser tocada, favorecendo através da aproximação do educando um aprendizado mais efetivo.

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