RESUMO: A Caatinga é uma formação vegetal exclusiva do Brasil, abrange a maior parte do nordeste brasileiro, rica em espécies endêmicas, no entanto, apesar de toda sua riqueza de biodiversidade os estudos sobre esse ecossistema ainda são incipientes. Este trabalho objetivou analisar a concepção dos estudantes do ensino médio de uma escola da rede estadual, no semiárido paraibano, nordeste do Brasil, acerca da flora da Caatinga. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Município de Cuité-PB, tendo como foco principal uma turma do 2º ano do ensino médio (n = 29). Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados. Os 29 estudantes citaram 25 espécies, distribuídas em 14 famílias botânicas. Dentre as famílias as mais representativas quanto ao número de espécies foram Cactaceae 20% (n=5), Anacardiaceae 16% (n=4) e Fabaceae 16% (n=4). Entre as espécies vegetais, as mais citadas foram: Spondia tuberosa Arruda (umbuzeiro, 12 citações); Mimosa tenuiflora (Willd.)Poir.(jurema-preta, 11); Opuntia ficus-indica (L.) Mill.(palma, 9); Pilosocereus gounellei A. Weber ex K. Schum. (xique-xique, 8); Schinopsis brasiliensis Engl. (braúna, 6). Para a maioria dos entrevistados (68%; n=25) as espécies da flora estão diminuindo no ambiente, ocorrendo sérios riscos de extinção. Os resultados evidenciam a importância das escolas em mitigar as ações que degradam a Caatinga. Portanto, pode-se concluir que os estudos sobre a biodiversidade da Caatinga contribuem para o uso e manejo adequado dos seus recursos, bem como ao desenvolvimento de estratégias que visem à conservação e preservação de sua biodiversidade.