“AULÃO DE HISTÓRIA – DIA MUNDIAL DO ROCK”: ENCONTROS ENTRE HISTÓRIA E ROCK N’ ROLL NO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22461 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 10128 "titulo" => "“AULÃO DE HISTÓRIA – DIA MUNDIAL DO ROCK”: ENCONTROS ENTRE HISTÓRIA E ROCK N’ ROLL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No contexto atual, cada vez é maior o número de jovens que se percebem sem condições de atribuir sentido a tudo aquilo que a escola lhes oportuniza. Por outro lado, quando o processo educativo possibilita ambientes pedagógicos cooperativos e solidários, abre-se um amplo horizonte para que os sujeitos possam assumir a autoria de sua trajetória e, ao mesmo tempo, atribuir sentido às suas ações e ao processo de aprender. Nesta pesquisa, o objetivo geral é investigar como se constituem os processos de cognição e subjetivação dos alunos e professores participantes da vivência denominada “Aulão de História – Dia Mundial do Rock”, ambiente de aprendizagem desenvolvido em uma escola de educação básica do município de Santa Cruz do Sul - RS. A partir dos encontros entre História e Rock n’ Roll, esta investigação também se propõe a discutir as implicações existentes na aprendizagem de História no Ensino Médio sob a perspectiva da complexidade, considerando o processo de ser como indissociável do processo de conhecer. O percurso metodológico desta pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativo, com base na teoria da complexidade (MORIN), na Biologia da Cognição (MATURANA; VARELA) e no estudo das narrativas (GONÇALVES). Este trabalho de pesquisa está em andamento e poderá lançar contribuições sobre a aprendizagem de História no Ensino Médio, assim como tem o potencial de contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da ressignificação do processo de aprendizagem na educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA, ROCK N’ ROLL, ENSINO MÉDIO, NARRATIVAS, NARRATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID10128_12082016140056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDY LUIZ LAU FILHO" "autor_nome_curto" => "WALDY LAU FILHO" "autor_email" => "waldy@maua.g12.br" "autor_ies" => "UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22461 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 10128 "titulo" => "“AULÃO DE HISTÓRIA – DIA MUNDIAL DO ROCK”: ENCONTROS ENTRE HISTÓRIA E ROCK N’ ROLL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No contexto atual, cada vez é maior o número de jovens que se percebem sem condições de atribuir sentido a tudo aquilo que a escola lhes oportuniza. Por outro lado, quando o processo educativo possibilita ambientes pedagógicos cooperativos e solidários, abre-se um amplo horizonte para que os sujeitos possam assumir a autoria de sua trajetória e, ao mesmo tempo, atribuir sentido às suas ações e ao processo de aprender. Nesta pesquisa, o objetivo geral é investigar como se constituem os processos de cognição e subjetivação dos alunos e professores participantes da vivência denominada “Aulão de História – Dia Mundial do Rock”, ambiente de aprendizagem desenvolvido em uma escola de educação básica do município de Santa Cruz do Sul - RS. A partir dos encontros entre História e Rock n’ Roll, esta investigação também se propõe a discutir as implicações existentes na aprendizagem de História no Ensino Médio sob a perspectiva da complexidade, considerando o processo de ser como indissociável do processo de conhecer. O percurso metodológico desta pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativo, com base na teoria da complexidade (MORIN), na Biologia da Cognição (MATURANA; VARELA) e no estudo das narrativas (GONÇALVES). Este trabalho de pesquisa está em andamento e poderá lançar contribuições sobre a aprendizagem de História no Ensino Médio, assim como tem o potencial de contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da ressignificação do processo de aprendizagem na educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA, ROCK N’ ROLL, ENSINO MÉDIO, NARRATIVAS, NARRATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID10128_12082016140056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDY LUIZ LAU FILHO" "autor_nome_curto" => "WALDY LAU FILHO" "autor_email" => "waldy@maua.g12.br" "autor_ies" => "UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }