Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO HISTÓRIAS DE VIDA NA PRÁTICA ACADÊMICA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO INOVADOR PARA A INTEGRALIDADE DO PROCESSO FORMATIVO

Palavra-chaves: HISTÓRIAS DE VIDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22450
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1514
    "inscrito_id" => 9426
    "titulo" => "VIVENCIANDO HISTÓRIAS DE VIDA NA PRÁTICA ACADÊMICA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO INOVADOR PARA A INTEGRALIDADE DO PROCESSO FORMATIVO"
    "resumo" => "Historicamente a produção do conhecimento tem se dado través da cisão cultural dos componentes Emoção-Razão, Objetivo-Subjetivo, Individual-coletivo, ciência-consciência. Vivenciar as histórias de vida, como prática acadêmica do curso de enfermagem do UNIFACEX, é fruto de uma proposta política pedagógica que se propõe, de forma inovadora, a desenvolver diferentes cenários de atividades educativas de abordagem individual e coletiva que rompem com o modelo de causalidade determinista, com a lógica das disciplinas. Um currículo Integrado pautado no pensamento complexo e na multidimensionalidade do Ser. Objetivo: A experiência visou proporcionar ao grupo de alunos uma vivencia pedagógica de acolhimento na Atividade Interativa Multidisciplinar, a qual proporcionou, de forma lúdica, o auto e mútuo conhecimento, resgatando, através desta prática biográfica o Ser como sujeito e ator da sua própria história. Metodologia: O processo se deu através de uma pesquisa-formação dinâmica, no decorrer de quatro Encontros presenciais. Resultados: O momento proporcionou uma rica expressão da subjetividade, da criatividade e uma reflexão coletiva sobre a importância do trajeto biográfico de cada um na formação pessoal e profissional. Oportunizou à intersubjetividade como suporte do trabalho interpretativo e de construção de sentidos para nossa prática docente, uma vez que estes diários biográficos fazem parte de um capítulo do portfólio docente, multidisciplinar que norteia toda evolução formativa do aluno. Frequentemente utilizamos estas histórias para compreender atitudes e dificuldades de desempenho no processo formativo e assim atuarmos respeitando os sujeitos diante de seus contextos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS DE VIDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9426_15082016010706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TÂNIA LOPES SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "ANA TÂNIA"
    "autor_email" => "anatsampaio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22450
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1514
    "inscrito_id" => 9426
    "titulo" => "VIVENCIANDO HISTÓRIAS DE VIDA NA PRÁTICA ACADÊMICA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO INOVADOR PARA A INTEGRALIDADE DO PROCESSO FORMATIVO"
    "resumo" => "Historicamente a produção do conhecimento tem se dado través da cisão cultural dos componentes Emoção-Razão, Objetivo-Subjetivo, Individual-coletivo, ciência-consciência. Vivenciar as histórias de vida, como prática acadêmica do curso de enfermagem do UNIFACEX, é fruto de uma proposta política pedagógica que se propõe, de forma inovadora, a desenvolver diferentes cenários de atividades educativas de abordagem individual e coletiva que rompem com o modelo de causalidade determinista, com a lógica das disciplinas. Um currículo Integrado pautado no pensamento complexo e na multidimensionalidade do Ser. Objetivo: A experiência visou proporcionar ao grupo de alunos uma vivencia pedagógica de acolhimento na Atividade Interativa Multidisciplinar, a qual proporcionou, de forma lúdica, o auto e mútuo conhecimento, resgatando, através desta prática biográfica o Ser como sujeito e ator da sua própria história. Metodologia: O processo se deu através de uma pesquisa-formação dinâmica, no decorrer de quatro Encontros presenciais. Resultados: O momento proporcionou uma rica expressão da subjetividade, da criatividade e uma reflexão coletiva sobre a importância do trajeto biográfico de cada um na formação pessoal e profissional. Oportunizou à intersubjetividade como suporte do trabalho interpretativo e de construção de sentidos para nossa prática docente, uma vez que estes diários biográficos fazem parte de um capítulo do portfólio docente, multidisciplinar que norteia toda evolução formativa do aluno. Frequentemente utilizamos estas histórias para compreender atitudes e dificuldades de desempenho no processo formativo e assim atuarmos respeitando os sujeitos diante de seus contextos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS DE VIDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9426_15082016010706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TÂNIA LOPES SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "ANA TÂNIA"
    "autor_email" => "anatsampaio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Historicamente a produção do conhecimento tem se dado través da cisão cultural dos componentes Emoção-Razão, Objetivo-Subjetivo, Individual-coletivo, ciência-consciência. Vivenciar as histórias de vida, como prática acadêmica do curso de enfermagem do UNIFACEX, é fruto de uma proposta política pedagógica que se propõe, de forma inovadora, a desenvolver diferentes cenários de atividades educativas de abordagem individual e coletiva que rompem com o modelo de causalidade determinista, com a lógica das disciplinas. Um currículo Integrado pautado no pensamento complexo e na multidimensionalidade do Ser. Objetivo: A experiência visou proporcionar ao grupo de alunos uma vivencia pedagógica de acolhimento na Atividade Interativa Multidisciplinar, a qual proporcionou, de forma lúdica, o auto e mútuo conhecimento, resgatando, através desta prática biográfica o Ser como sujeito e ator da sua própria história. Metodologia: O processo se deu através de uma pesquisa-formação dinâmica, no decorrer de quatro Encontros presenciais. Resultados: O momento proporcionou uma rica expressão da subjetividade, da criatividade e uma reflexão coletiva sobre a importância do trajeto biográfico de cada um na formação pessoal e profissional. Oportunizou à intersubjetividade como suporte do trabalho interpretativo e de construção de sentidos para nossa prática docente, uma vez que estes diários biográficos fazem parte de um capítulo do portfólio docente, multidisciplinar que norteia toda evolução formativa do aluno. Frequentemente utilizamos estas histórias para compreender atitudes e dificuldades de desempenho no processo formativo e assim atuarmos respeitando os sujeitos diante de seus contextos de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.