UTILIZANDO IMAGENS COMO ELEMENTO FACILITADOR NA COMPREENSÃO DAS LEIS DE NEWTON DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22434 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2640 "inscrito_id" => 12403 "titulo" => "UTILIZANDO IMAGENS COMO ELEMENTO FACILITADOR NA COMPREENSÃO DAS LEIS DE NEWTON DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "Comumente as aulas de Física na educação básica são vistas pelos estudantes como chatas e sem relação com seu cotidiano, resultado de uma abordagem tradicional, que ainda permeia o ensino atual. Na maioria das vezes os planos de ensino mesclam seus procedimentos entre aulas de discussão do conteúdo e aulas de resolução de problemas, no entanto, a resolução de problemas é compreendida, pela maioria dos professores, como a resolução de meros exercícios mecânicos e que tem como objetivo exemplificação do conteúdo ou como verificação da aprendizagem dos estudantes, dessa maneira, nem sempre essa atividade mostra-se uma estratégia efetiva para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos trabalhados. Essas atividades devem permitir a integração e a participação total do estudante no processo de resolução, permitindo que este seja o construtor de suas hipóteses e ações. Nesse contexto, o nosso trabalho apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola pública da educação básica da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, onde utilizamos uma situação problema estruturada a partir de imagens, entendendo que estas podem assumir o papel de elemento facilitador para a aprendizagem de conceitos. Com esse relato, pretendemos apresentar ao professor de Física da educação básica, a possibilidade de uma proposta de intervenção que aborda conceitos a partir de atividades de resolução de problemas, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar problemas, bem como descartar a compreensão da resolução puramente matemática e sem construção de sentido por parte dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, IMAGENS, LEIS DE NEWTON" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12403_17082016141554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENALLY SILVA" "autor_email" => "renally.gs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22434 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2640 "inscrito_id" => 12403 "titulo" => "UTILIZANDO IMAGENS COMO ELEMENTO FACILITADOR NA COMPREENSÃO DAS LEIS DE NEWTON DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "Comumente as aulas de Física na educação básica são vistas pelos estudantes como chatas e sem relação com seu cotidiano, resultado de uma abordagem tradicional, que ainda permeia o ensino atual. Na maioria das vezes os planos de ensino mesclam seus procedimentos entre aulas de discussão do conteúdo e aulas de resolução de problemas, no entanto, a resolução de problemas é compreendida, pela maioria dos professores, como a resolução de meros exercícios mecânicos e que tem como objetivo exemplificação do conteúdo ou como verificação da aprendizagem dos estudantes, dessa maneira, nem sempre essa atividade mostra-se uma estratégia efetiva para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos trabalhados. Essas atividades devem permitir a integração e a participação total do estudante no processo de resolução, permitindo que este seja o construtor de suas hipóteses e ações. Nesse contexto, o nosso trabalho apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola pública da educação básica da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, onde utilizamos uma situação problema estruturada a partir de imagens, entendendo que estas podem assumir o papel de elemento facilitador para a aprendizagem de conceitos. Com esse relato, pretendemos apresentar ao professor de Física da educação básica, a possibilidade de uma proposta de intervenção que aborda conceitos a partir de atividades de resolução de problemas, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar problemas, bem como descartar a compreensão da resolução puramente matemática e sem construção de sentido por parte dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, IMAGENS, LEIS DE NEWTON" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12403_17082016141554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENALLY SILVA" "autor_email" => "renally.gs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }