O processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular passou por grandes mudanças ao longo do tempo, contudo ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, como organização dos espaços escolares, seus recursos físicos e humanos. Essa necessidade de transformação fez com que o município de Iguatu, cidade do interior do Estado do Ceará, criasse o projeto Bolsista de Inclusão para fortalecer o ensino de crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGDs) e superdotação/altas habilidades. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi conhecer o perfil destes bolsistas, as ações realizadas pelos mesmos no processo de mediação da aprendizagem dos alunos, a relação entre bolsista/aluno e bolsista/professor regente, e quais as dificuldades enfrentadas no seu trabalho, além de trazer sugestões propostas pelos bolsistas para que haja uma efetiva inclusão escolar. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório de natureza qualitativa, e teve como sujeitos 5 bolsistas de inclusão que atuam em escolas públicas de Ensino Fundamental, no município de Iguatu/CE. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos com NEEs, e que os bolsistas desempenham papeis fundamentais na escola e junto ao professor como no deslocamento do aluno cadeirante, na leitura e transcrição de conteúdos, na adaptação de atividades, portanto consideramos que os bolsistas de inclusão são necessárias e importantes para o ensino de qualidade, e que contribuem, efetivamente, para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.