UM NOVO PROFESSOR: BOLSISTA DE INCLUSÃO E SUAS ATRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
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Essa necessidade de transformação fez com que o município de Iguatu, cidade do interior do Estado do Ceará, criasse o projeto Bolsista de Inclusão para fortalecer o ensino de crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGDs) e superdotação/altas habilidades. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi conhecer o perfil destes bolsistas, as ações realizadas pelos mesmos no processo de mediação da aprendizagem dos alunos, a relação entre bolsista/aluno e bolsista/professor regente, e quais as dificuldades enfrentadas no seu trabalho, além de trazer sugestões propostas pelos bolsistas para que haja uma efetiva inclusão escolar. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório de natureza qualitativa, e teve como sujeitos 5 bolsistas de inclusão que atuam em escolas públicas de Ensino Fundamental, no município de Iguatu/CE. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. 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