Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALA DE LEITURA: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO - LEITOR

Palavra-chaves: SALA DE LEITURA, MEDIAÇÃO, LEITOR Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22240
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2169
    "inscrito_id" => 1854
    "titulo" => "SALA DE LEITURA: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO - LEITOR"
    "resumo" => "A prática de leitura aumenta as relações sociais fazendo com que sejamos cidadãos ativos na sociedade. Dessa forma, essas práticas consolidam-se como objeto cultural e cognitivo cada vez mais importante e prestigiado nesse início de século. No presente trabalho objetivamos evidenciar a sala de leitura como um ambiente pedagógico e cultural que oferece oportunidades de informação e cultura a comunidade escolar incentivando assim, à vontade de ler e priorizando a formação de leitores que façam dessa leitura um hábito cotidiano de lazer e fonte de conhecimento. A metodologia utilizada foi à sequência didática com o desenvolvimento de atividades sistemáticas para o antes, durante e depois da leitura. Conduzimos o trabalho à luz teórica de Curto (2000), Ferreiro (2001), Soares (2003) dentre outros. Após reflexões e análise acreditamos que o grande trunfo para conseguir alunos leitores fluentes é proporcionando-lhes o contato com diversos textos e atividades planejadas, lúdicas e motivadoras que despertem o gosto pela leitura e a autonomia desses alunos. Concluímos que com uma mediação planejada e articulada com as atividades de sala de aula, o ambiente da sala de leitura torna-se um espaço privilegiado na formação do aluno - leitor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SALA DE LEITURA, MEDIAÇÃO, LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID1854_15082016221448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANÁLYA CRISTINA LEITE CORTEZ DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "ANÁLYA CORTEZ"
    "autor_email" => "analya_cortez@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ALMERINDA BEZERRA FRUTADO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22240
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2169
    "inscrito_id" => 1854
    "titulo" => "SALA DE LEITURA: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO - LEITOR"
    "resumo" => "A prática de leitura aumenta as relações sociais fazendo com que sejamos cidadãos ativos na sociedade. Dessa forma, essas práticas consolidam-se como objeto cultural e cognitivo cada vez mais importante e prestigiado nesse início de século. No presente trabalho objetivamos evidenciar a sala de leitura como um ambiente pedagógico e cultural que oferece oportunidades de informação e cultura a comunidade escolar incentivando assim, à vontade de ler e priorizando a formação de leitores que façam dessa leitura um hábito cotidiano de lazer e fonte de conhecimento. A metodologia utilizada foi à sequência didática com o desenvolvimento de atividades sistemáticas para o antes, durante e depois da leitura. Conduzimos o trabalho à luz teórica de Curto (2000), Ferreiro (2001), Soares (2003) dentre outros. Após reflexões e análise acreditamos que o grande trunfo para conseguir alunos leitores fluentes é proporcionando-lhes o contato com diversos textos e atividades planejadas, lúdicas e motivadoras que despertem o gosto pela leitura e a autonomia desses alunos. Concluímos que com uma mediação planejada e articulada com as atividades de sala de aula, o ambiente da sala de leitura torna-se um espaço privilegiado na formação do aluno - leitor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SALA DE LEITURA, MEDIAÇÃO, LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID1854_15082016221448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANÁLYA CRISTINA LEITE CORTEZ DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "ANÁLYA CORTEZ"
    "autor_email" => "analya_cortez@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ALMERINDA BEZERRA FRUTADO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A prática de leitura aumenta as relações sociais fazendo com que sejamos cidadãos ativos na sociedade. Dessa forma, essas práticas consolidam-se como objeto cultural e cognitivo cada vez mais importante e prestigiado nesse início de século. No presente trabalho objetivamos evidenciar a sala de leitura como um ambiente pedagógico e cultural que oferece oportunidades de informação e cultura a comunidade escolar incentivando assim, à vontade de ler e priorizando a formação de leitores que façam dessa leitura um hábito cotidiano de lazer e fonte de conhecimento. A metodologia utilizada foi à sequência didática com o desenvolvimento de atividades sistemáticas para o antes, durante e depois da leitura. Conduzimos o trabalho à luz teórica de Curto (2000), Ferreiro (2001), Soares (2003) dentre outros. Após reflexões e análise acreditamos que o grande trunfo para conseguir alunos leitores fluentes é proporcionando-lhes o contato com diversos textos e atividades planejadas, lúdicas e motivadoras que despertem o gosto pela leitura e a autonomia desses alunos. Concluímos que com uma mediação planejada e articulada com as atividades de sala de aula, o ambiente da sala de leitura torna-se um espaço privilegiado na formação do aluno - leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.