Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO DE JOVENS E ADULTOS.

Palavra-chaves: EJA, ZONA RURAL, VIVÊNCIA Pôster (PO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22174
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3059
    "inscrito_id" => 12997
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO DE JOVENS E ADULTOS."
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educativa amparada por lei voltada para pessoas que não tiveram acesso à educação básica enquanto jovens e que têm nela a oportunidade de continuar os estudos. O presente trabalho trata do relato de experiência de quatro alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará que vivenciaram a rotina de um professor de Ciências da EJA no projeto Neputira na zona rural do município de Moju, estado do Pará. O trabalho é resultado de nossas pesquisas realizadas na disciplina de Vivência na Prática Educativa IV com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e objetivou vivenciar a realidade da EJA, a fim de conhecer como acontece o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade educativa, com enfoque nas estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para facilitar a aprendizagem dos educandos. Para coleta de dados realizamos uma revisão bibliográfica com base em autores que discutem a temática entre os quais destacam-se os estudos de Moreira e Ferreira (2011), Lima e Silva (2014), Paz e Santos (2014) e a pesquisa empírica utilizando como técnicas de coletas de dados as observações não participantes nas aulas de ciências ao longo de dois finais de semana e uma entrevista semiestruturada com um docente da disciplina de ciências. Pode-se constatar que há todo um cuidado para que o trabalho seja realizado da melhor forma por parte dos docentes, no entanto, a falta de recurso, e infraestrutura acaba limitando a possibilidade de melhores rendimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, ZONA RURAL, VIVÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID12997_17082016230248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEVIN SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KEVIN SANTOS"
    "autor_email" => "kevinsantos007@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22174
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3059
    "inscrito_id" => 12997
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO DE JOVENS E ADULTOS."
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educativa amparada por lei voltada para pessoas que não tiveram acesso à educação básica enquanto jovens e que têm nela a oportunidade de continuar os estudos. O presente trabalho trata do relato de experiência de quatro alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará que vivenciaram a rotina de um professor de Ciências da EJA no projeto Neputira na zona rural do município de Moju, estado do Pará. O trabalho é resultado de nossas pesquisas realizadas na disciplina de Vivência na Prática Educativa IV com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e objetivou vivenciar a realidade da EJA, a fim de conhecer como acontece o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade educativa, com enfoque nas estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para facilitar a aprendizagem dos educandos. Para coleta de dados realizamos uma revisão bibliográfica com base em autores que discutem a temática entre os quais destacam-se os estudos de Moreira e Ferreira (2011), Lima e Silva (2014), Paz e Santos (2014) e a pesquisa empírica utilizando como técnicas de coletas de dados as observações não participantes nas aulas de ciências ao longo de dois finais de semana e uma entrevista semiestruturada com um docente da disciplina de ciências. Pode-se constatar que há todo um cuidado para que o trabalho seja realizado da melhor forma por parte dos docentes, no entanto, a falta de recurso, e infraestrutura acaba limitando a possibilidade de melhores rendimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, ZONA RURAL, VIVÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID12997_17082016230248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEVIN SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KEVIN SANTOS"
    "autor_email" => "kevinsantos007@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educativa amparada por lei voltada para pessoas que não tiveram acesso à educação básica enquanto jovens e que têm nela a oportunidade de continuar os estudos. O presente trabalho trata do relato de experiência de quatro alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará que vivenciaram a rotina de um professor de Ciências da EJA no projeto Neputira na zona rural do município de Moju, estado do Pará. O trabalho é resultado de nossas pesquisas realizadas na disciplina de Vivência na Prática Educativa IV com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e objetivou vivenciar a realidade da EJA, a fim de conhecer como acontece o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade educativa, com enfoque nas estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para facilitar a aprendizagem dos educandos. Para coleta de dados realizamos uma revisão bibliográfica com base em autores que discutem a temática entre os quais destacam-se os estudos de Moreira e Ferreira (2011), Lima e Silva (2014), Paz e Santos (2014) e a pesquisa empírica utilizando como técnicas de coletas de dados as observações não participantes nas aulas de ciências ao longo de dois finais de semana e uma entrevista semiestruturada com um docente da disciplina de ciências. Pode-se constatar que há todo um cuidado para que o trabalho seja realizado da melhor forma por parte dos docentes, no entanto, a falta de recurso, e infraestrutura acaba limitando a possibilidade de melhores rendimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.