A finalidade dessa Comunicação Oral em formato de artigo é retratar o início de uma ação pedagógica gerada a partir da percepção de algumas deficiências em relação ao processo de ensino-aprendizagem no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. Percebeu-se ainda alguns fatores que estavam ocasionando evasão e desistências, principalmente nas turmas dos primeiros anos de ensino médio integrados, partindo desse ponto foram feitas reuniões com os professores de língua portuguesa dessas turmas afim de criar subsídios e achar estratégias para uma possível melhora no índice de rendimento desses alunos, principalmente tratando-se das questões que dizem respeito a leitura e interpretação de textos. Com o aceite dos professores ao desafio iniciaram-se aulas diferenciadas com esses educandos, nessas eles passaram a ser ouvidos e seus gostos e preferencias a serem valorizados. As aulas começaram a ser planejadas de uma forma mais dinâmica, pensando em levar o conteúdo para a sala de aula baseando-se no dia a dia do aluno, naquilo que ele vive, conhece e faz. Segundo seus próprios relatos as aulas tradicionais são chatas e cansativas, muito do conteúdo que eles estudam não entendem o porquê nem para que, uma aula na qual os principais interessados possam conciliar teoria e prática torna-se muito mais prazerosa, como por exemplo trabalhar um poema de um determinado autor na aula de literatura com uma música ou com uma melodia muito ouvida pelos jovens, ou até mesmo propor aos alunos que contribuam com a aula dizendo de que forma eles gostariam que aquele determinado assunto fosse ministrado na próxima aula. Essa prática diferenciada é um experimento que está servindo como ferramenta que visa contribuir significativamente para a melhoria do ensino. Espera-se que com a continuidade desse projeto os sujeitos participantes consigam emancipar-se não apenas nos territórios da língua portuguesa como também em todo o processo educacional.