Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VISÃO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS AULAS DE CIÊNCIAS MINISTRADAS POR ESTAGIÁRIOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PIAUÍ/BRASIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIA DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22447
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3048
    "inscrito_id" => 12703
    "titulo" => "VISÃO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS  AULAS DE CIÊNCIAS MINISTRADAS POR ESTAGIÁRIOS EM UMA  ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PIAUÍ/BRASIL"
    "resumo" => """
      O estágio supervisionado na licenciatura é o primeiro contato que o professor em formação\r\n
      \r\n
      terá com seu futuro campo de atuação onde os discentes/estagiários passarão por um processo\r\n
      \r\n
      adaptativo entre a didática discutida em sala de aula e desenvolvida na prática. Sua realização\r\n
      \r\n
      proporcionará oportunidade de reflexão crítica em relação a prática pedagógica tanto para o professor\r\n
      \r\n
      em formação quanto para os alunos envolvidos nesse processo. Partindo desse pressuposto, este\r\n
      \r\n
      trabalho pretende demonstrar a visão dos discentes de uma escola pública de ensino fundamental,\r\n
      \r\n
      localizado na cidade de Parnaíba, Piauí/Brasil, em relação as aulas de ciências ministradas por\r\n
      \r\n
      estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus\r\n
      \r\n
      Ministro Reis Velloso. Para isso foram aplicados noventa e cinco questionários com alunos do 6° ao\r\n
      \r\n
      9° ano. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram uma visão extremamente positiva sobre as\r\n
      \r\n
      aulas ministradas pelos estagiários, pois consideraram as aulas bem elaboradas e os estagiários bem\r\n
      \r\n
      preparados, mostrando domínio e segurança na explanação dos conteúdos. Além, de relatarem que os\r\n
      \r\n
      docentes em formação buscaram integrar os conhecimentos ministrados em sala com as realidades\r\n
      \r\n
      vivenciadas no cotidiano, desenvolvendo formas que possibilitem a construção do conhecimento por\r\n
      \r\n
      parte desses alunos, diversificando metodologias de ensino e fugindo da simples transferência de\r\n
      \r\n
      conteúdo. Isso mostra que o estágio supervisionado tem surtido efeitos positivos na formação dos\r\n
      \r\n
      alunos de Ciências Biológicas, já que os mesmos têm a oportunidade de exercer a prática educacional\r\n
      \r\n
      em si, bem como para os alunos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIA DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12703_17082016224740.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA DE ARAÚJO LIMA "
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA LIMA"
    "autor_email" => "grazilima17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22447
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3048
    "inscrito_id" => 12703
    "titulo" => "VISÃO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS  AULAS DE CIÊNCIAS MINISTRADAS POR ESTAGIÁRIOS EM UMA  ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PIAUÍ/BRASIL"
    "resumo" => """
      O estágio supervisionado na licenciatura é o primeiro contato que o professor em formação\r\n
      \r\n
      terá com seu futuro campo de atuação onde os discentes/estagiários passarão por um processo\r\n
      \r\n
      adaptativo entre a didática discutida em sala de aula e desenvolvida na prática. Sua realização\r\n
      \r\n
      proporcionará oportunidade de reflexão crítica em relação a prática pedagógica tanto para o professor\r\n
      \r\n
      em formação quanto para os alunos envolvidos nesse processo. Partindo desse pressuposto, este\r\n
      \r\n
      trabalho pretende demonstrar a visão dos discentes de uma escola pública de ensino fundamental,\r\n
      \r\n
      localizado na cidade de Parnaíba, Piauí/Brasil, em relação as aulas de ciências ministradas por\r\n
      \r\n
      estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus\r\n
      \r\n
      Ministro Reis Velloso. Para isso foram aplicados noventa e cinco questionários com alunos do 6° ao\r\n
      \r\n
      9° ano. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram uma visão extremamente positiva sobre as\r\n
      \r\n
      aulas ministradas pelos estagiários, pois consideraram as aulas bem elaboradas e os estagiários bem\r\n
      \r\n
      preparados, mostrando domínio e segurança na explanação dos conteúdos. Além, de relatarem que os\r\n
      \r\n
      docentes em formação buscaram integrar os conhecimentos ministrados em sala com as realidades\r\n
      \r\n
      vivenciadas no cotidiano, desenvolvendo formas que possibilitem a construção do conhecimento por\r\n
      \r\n
      parte desses alunos, diversificando metodologias de ensino e fugindo da simples transferência de\r\n
      \r\n
      conteúdo. Isso mostra que o estágio supervisionado tem surtido efeitos positivos na formação dos\r\n
      \r\n
      alunos de Ciências Biológicas, já que os mesmos têm a oportunidade de exercer a prática educacional\r\n
      \r\n
      em si, bem como para os alunos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIA DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12703_17082016224740.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA DE ARAÚJO LIMA "
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA LIMA"
    "autor_email" => "grazilima17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O estágio supervisionado na licenciatura é o primeiro contato que o professor em formação terá com seu futuro campo de atuação onde os discentes/estagiários passarão por um processo adaptativo entre a didática discutida em sala de aula e desenvolvida na prática. Sua realização proporcionará oportunidade de reflexão crítica em relação a prática pedagógica tanto para o professor em formação quanto para os alunos envolvidos nesse processo. Partindo desse pressuposto, este trabalho pretende demonstrar a visão dos discentes de uma escola pública de ensino fundamental, localizado na cidade de Parnaíba, Piauí/Brasil, em relação as aulas de ciências ministradas por estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso. Para isso foram aplicados noventa e cinco questionários com alunos do 6° ao 9° ano. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram uma visão extremamente positiva sobre as aulas ministradas pelos estagiários, pois consideraram as aulas bem elaboradas e os estagiários bem preparados, mostrando domínio e segurança na explanação dos conteúdos. Além, de relatarem que os docentes em formação buscaram integrar os conhecimentos ministrados em sala com as realidades vivenciadas no cotidiano, desenvolvendo formas que possibilitem a construção do conhecimento por parte desses alunos, diversificando metodologias de ensino e fugindo da simples transferência de conteúdo. Isso mostra que o estágio supervisionado tem surtido efeitos positivos na formação dos alunos de Ciências Biológicas, já que os mesmos têm a oportunidade de exercer a prática educacional em si, bem como para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.