O estágio supervisionado na licenciatura é o primeiro contato que o professor em formação
terá com seu futuro campo de atuação onde os discentes/estagiários passarão por um processo
adaptativo entre a didática discutida em sala de aula e desenvolvida na prática. Sua realização
proporcionará oportunidade de reflexão crítica em relação a prática pedagógica tanto para o professor
em formação quanto para os alunos envolvidos nesse processo. Partindo desse pressuposto, este
trabalho pretende demonstrar a visão dos discentes de uma escola pública de ensino fundamental,
localizado na cidade de Parnaíba, Piauí/Brasil, em relação as aulas de ciências ministradas por
estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus
Ministro Reis Velloso. Para isso foram aplicados noventa e cinco questionários com alunos do 6° ao
9° ano. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram uma visão extremamente positiva sobre as
aulas ministradas pelos estagiários, pois consideraram as aulas bem elaboradas e os estagiários bem
preparados, mostrando domínio e segurança na explanação dos conteúdos. Além, de relatarem que os
docentes em formação buscaram integrar os conhecimentos ministrados em sala com as realidades
vivenciadas no cotidiano, desenvolvendo formas que possibilitem a construção do conhecimento por
parte desses alunos, diversificando metodologias de ensino e fugindo da simples transferência de
conteúdo. Isso mostra que o estágio supervisionado tem surtido efeitos positivos na formação dos
alunos de Ciências Biológicas, já que os mesmos têm a oportunidade de exercer a prática educacional
em si, bem como para os alunos.