OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21833 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1096 "inscrito_id" => 4905 "titulo" => "OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO" "resumo" => "O presente trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tem como finalidade mostrar que os gêneros textuais jornalísticos contribuem de forma relevante para o ensino de leitura e escrita e para o desenvolvimento da criticidade dos alunos enquanto cidadãos. O foco principal de nossa pesquisa é apresentar algumas atividades realizadas sobre o estudo dos gêneros textuais jornalísticos nas aulas de Língua Portuguesa, pelos alunos das segundas séries do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo Rosado, em Mossoró-RN. O nosso projeto visava explorar os gêneros textuais jornalísticos mais relevantes para o cotidiano do aluno, especialmente o artigo de opinião, que seria produzido ao final do projeto. Nesse contexto, conversamos com a classe sobre o que eles entendiam por gêneros textuais jornalísticos e, a partir das respostas dadas pelos alunos, passamos a discutir com a turma quanto à estrutura, aos meios de divulgação impresso ou virtual, às características de alguns desses gêneros, a fim de que eles pudessem reconhecer que esses apresentam classificação, função e formas bastante variáveis, tais como: charges, tirinhas, textos publicitários, reportagem, notícia, editorial, etc. Dentre os gêneros analisados, destacamos o artigo de opinião, pois tínhamos interesse que ao final do projeto os alunos estivessem aptos a produzi-lo. Para isso, resolvemos focar em problemáticas da nossa cidade, visto que ao se trabalhar um assunto da realidade dos alunos, eles teriam assim, mais facilidade de compreensão e assimilação das atividades propostas. Dessa forma, orientamos os discentes que pesquisassem assuntos polêmicos da cidade de Mossoró, apresentassem o resultado da pesquisa em forma de seminário, utilizando fotos, vídeos, entrevistas e que, após a explanação realizada na sala de aula, montassem um painel expositivo no mural da escola. Nessa ocasião, eles tiveram a oportunidade de argumentar e defender seus pontos de vistas sobre os mais variados temas, a saber, saúde, educação, segurança, violência, política, poluição, água, entre outros. A partir desse projeto, podemos afirmar que os conceitos construídos sobre gêneros textuais jornalísticos, nas aulas de Língua Portuguesa, trouxeram resultados satisfatórios para os alunos, pois, observamos que o fato de poderem argumentar e defender pontos de vista orais/escritos sobre temáticas de seus interesses, colaborou significativamente para a produção textual. Como fundamentação teórica adotou-se as concepções de Antunes (2003), Bazerman (2011), Dell’Isola (2007) e Oliveira (2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS JORNALÍSTICOS, ARTIGO DE OPINIÃO, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID4905_13082016140942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉOMAN DE FREITAS DANTAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLÉOMAN" "autor_email" => "cleomanfreitas@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21833 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1096 "inscrito_id" => 4905 "titulo" => "OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO" "resumo" => "O presente trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tem como finalidade mostrar que os gêneros textuais jornalísticos contribuem de forma relevante para o ensino de leitura e escrita e para o desenvolvimento da criticidade dos alunos enquanto cidadãos. O foco principal de nossa pesquisa é apresentar algumas atividades realizadas sobre o estudo dos gêneros textuais jornalísticos nas aulas de Língua Portuguesa, pelos alunos das segundas séries do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo Rosado, em Mossoró-RN. O nosso projeto visava explorar os gêneros textuais jornalísticos mais relevantes para o cotidiano do aluno, especialmente o artigo de opinião, que seria produzido ao final do projeto. Nesse contexto, conversamos com a classe sobre o que eles entendiam por gêneros textuais jornalísticos e, a partir das respostas dadas pelos alunos, passamos a discutir com a turma quanto à estrutura, aos meios de divulgação impresso ou virtual, às características de alguns desses gêneros, a fim de que eles pudessem reconhecer que esses apresentam classificação, função e formas bastante variáveis, tais como: charges, tirinhas, textos publicitários, reportagem, notícia, editorial, etc. Dentre os gêneros analisados, destacamos o artigo de opinião, pois tínhamos interesse que ao final do projeto os alunos estivessem aptos a produzi-lo. Para isso, resolvemos focar em problemáticas da nossa cidade, visto que ao se trabalhar um assunto da realidade dos alunos, eles teriam assim, mais facilidade de compreensão e assimilação das atividades propostas. Dessa forma, orientamos os discentes que pesquisassem assuntos polêmicos da cidade de Mossoró, apresentassem o resultado da pesquisa em forma de seminário, utilizando fotos, vídeos, entrevistas e que, após a explanação realizada na sala de aula, montassem um painel expositivo no mural da escola. Nessa ocasião, eles tiveram a oportunidade de argumentar e defender seus pontos de vistas sobre os mais variados temas, a saber, saúde, educação, segurança, violência, política, poluição, água, entre outros. A partir desse projeto, podemos afirmar que os conceitos construídos sobre gêneros textuais jornalísticos, nas aulas de Língua Portuguesa, trouxeram resultados satisfatórios para os alunos, pois, observamos que o fato de poderem argumentar e defender pontos de vista orais/escritos sobre temáticas de seus interesses, colaborou significativamente para a produção textual. Como fundamentação teórica adotou-se as concepções de Antunes (2003), Bazerman (2011), Dell’Isola (2007) e Oliveira (2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS JORNALÍSTICOS, ARTIGO DE OPINIÃO, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID4905_13082016140942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉOMAN DE FREITAS DANTAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLÉOMAN" "autor_email" => "cleomanfreitas@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }