Este artigo teve como objetivo principal analisar a realidade do ensino da matemática no ensino fundamental menor em uma turma do quarto ano na Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias em Várzea Branca- Piauí. Inicialmente o diagnóstico foi realizado com a turma com propósito de obter informações quanto ao nível de aprendizagem do aluno na disciplina de matemática e o grau de dificuldade que os alunos encontram na disciplina. Através dessa pesquisa percebeu-se o quanto os discentes têm deficiência em aprender as operações básicas matemáticas de forma tradicional, tem observado-se que a matemática trabalhada de modo monótono torna o ensino complexo e cansativo. Diante dessa realidade surgiu a necessidade de inserir o software Gcompris como ferramenta de apoio no processo educativo, o software escolhido para auxiliar nas deficiências das operações básica matemática foi o Gcompris, acredita- se que este software livre seja de grande relevância nas praticas matemáticas, colaborando com a formação intelectual do educando. O computador tem sido um aparato essencial no processo ensino-aprendizagem, pois sem esta ferramenta seria impossível trabalhar com os jogos educativos. A partir desse estudo analisa-se que o Gcompris e um excelente software, contribuindo para o desenvolvimento dos discentes melhorando o raciocínio e o desempenho nas atividades matemáticas.