Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO GCOMPRIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO QUARTO ANO NA UNIDADE ESCOLAR DEUSDETH VITÓRIO DIAS.

Palavra-chaves: SOFTWARE GCOMPRIS, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGOS EDUCATIVOS Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21783
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2388
    "inscrito_id" => 12089
    "titulo" => "O USO DO GCOMPRIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO QUARTO ANO NA UNIDADE ESCOLAR DEUSDETH VITÓRIO DIAS."
    "resumo" => "Este artigo teve como objetivo principal analisar a realidade do ensino da matemática no ensino fundamental menor em uma turma do quarto ano na Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias em Várzea Branca- Piauí. Inicialmente o diagnóstico foi realizado com a turma com propósito de obter informações quanto ao nível de aprendizagem do aluno na disciplina de matemática e o grau de dificuldade que os alunos encontram na disciplina. Através dessa pesquisa percebeu-se o quanto os discentes têm deficiência em aprender as operações básicas matemáticas de forma tradicional, tem observado-se que a matemática trabalhada de modo monótono torna o ensino complexo e cansativo. Diante dessa realidade surgiu a necessidade de inserir o software Gcompris como ferramenta de apoio no processo educativo, o software escolhido para auxiliar nas deficiências das operações básica matemática foi o Gcompris, acredita- se que este software livre seja de grande relevância nas praticas matemáticas, colaborando com a formação intelectual do educando. O computador tem sido um aparato essencial no processo ensino-aprendizagem, pois sem esta ferramenta seria impossível trabalhar com os jogos educativos. A partir desse estudo analisa-se que o Gcompris e um excelente software, contribuindo para o desenvolvimento dos discentes melhorando o raciocínio e o desempenho nas atividades matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE GCOMPRIS, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGOS EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12089_16082016203348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILSON DOS REIS SOARES "
    "autor_nome_curto" => "GILSON"
    "autor_email" => "gilsonreiss@hotmail.com.b"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21783
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2388
    "inscrito_id" => 12089
    "titulo" => "O USO DO GCOMPRIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO QUARTO ANO NA UNIDADE ESCOLAR DEUSDETH VITÓRIO DIAS."
    "resumo" => "Este artigo teve como objetivo principal analisar a realidade do ensino da matemática no ensino fundamental menor em uma turma do quarto ano na Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias em Várzea Branca- Piauí. Inicialmente o diagnóstico foi realizado com a turma com propósito de obter informações quanto ao nível de aprendizagem do aluno na disciplina de matemática e o grau de dificuldade que os alunos encontram na disciplina. Através dessa pesquisa percebeu-se o quanto os discentes têm deficiência em aprender as operações básicas matemáticas de forma tradicional, tem observado-se que a matemática trabalhada de modo monótono torna o ensino complexo e cansativo. Diante dessa realidade surgiu a necessidade de inserir o software Gcompris como ferramenta de apoio no processo educativo, o software escolhido para auxiliar nas deficiências das operações básica matemática foi o Gcompris, acredita- se que este software livre seja de grande relevância nas praticas matemáticas, colaborando com a formação intelectual do educando. O computador tem sido um aparato essencial no processo ensino-aprendizagem, pois sem esta ferramenta seria impossível trabalhar com os jogos educativos. A partir desse estudo analisa-se que o Gcompris e um excelente software, contribuindo para o desenvolvimento dos discentes melhorando o raciocínio e o desempenho nas atividades matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE GCOMPRIS, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGOS EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12089_16082016203348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILSON DOS REIS SOARES "
    "autor_nome_curto" => "GILSON"
    "autor_email" => "gilsonreiss@hotmail.com.b"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal analisar a realidade do ensino da matemática no ensino fundamental menor em uma turma do quarto ano na Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias em Várzea Branca- Piauí. Inicialmente o diagnóstico foi realizado com a turma com propósito de obter informações quanto ao nível de aprendizagem do aluno na disciplina de matemática e o grau de dificuldade que os alunos encontram na disciplina. Através dessa pesquisa percebeu-se o quanto os discentes têm deficiência em aprender as operações básicas matemáticas de forma tradicional, tem observado-se que a matemática trabalhada de modo monótono torna o ensino complexo e cansativo. Diante dessa realidade surgiu a necessidade de inserir o software Gcompris como ferramenta de apoio no processo educativo, o software escolhido para auxiliar nas deficiências das operações básica matemática foi o Gcompris, acredita- se que este software livre seja de grande relevância nas praticas matemáticas, colaborando com a formação intelectual do educando. O computador tem sido um aparato essencial no processo ensino-aprendizagem, pois sem esta ferramenta seria impossível trabalhar com os jogos educativos. A partir desse estudo analisa-se que o Gcompris e um excelente software, contribuindo para o desenvolvimento dos discentes melhorando o raciocínio e o desempenho nas atividades matemáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.