O GÊNERO CANÇÃO NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21607 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1206 "inscrito_id" => 10572 "titulo" => "O GÊNERO CANÇÃO NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA" "resumo" => """ Nesta pesquisa propomos o uso do gênero canção nas aulas de inglês dentro de uma abordagem interacionista, buscando desenvolver ações de linguagem, mais especificamente, a capacidade de leitura e interpretação dos alunos em língua inglesa, através de suas próprias tomadas de decisões, considerando o contexto social e discursivo. A escolha do referido gênero se deu em razão de sua fácil circulação nas diversas esferas sociais, e principalmente por proporcionar um maior envolvimento entre a comunidade jovem, além de promover o ensino-aprendizagem da língua alvo e desenvolver ações de linguagem nos discentes. Utilizaremos como aporte teórico para esta pesquisa, o quadro teórico do Interacionismo Sócio discursivo (ISD) Proposto por BRONCKART (1999) e a categoria de Gêneros discursivos proposta por BAHKTIN (2003). No primeiro momento discutiremos os pressupostos teóricos que nortearam a pesquisa, No segundo momento, partiremos para a análise do corpus, constituído por uma experiência de sala de aula, na qual foi utilizada uma atividade referente à letra da música “Someone Like you” da Cantora Adele, realizada na 3º série do ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Antonio Bento na cidade de Serraria - Paraíba. Ao abordar a letra de música em língua inglesa como um texto no qual se pode atribuir sentidos, descartando a abordagem tradicionalista que só se utiliza de textos para o exercício de decodificação e de memorização de vocabulário, nos permitiu promover a interação ente aluno e texto, suscitando reflexões por parte dos mesmos.\r\n PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, Interacionismo, Gêneros textuais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM,, LÍNGUA INGLESA, INTERACIONISMO,, GÊNEROS TEXTUAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID10572_14082016064048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARCIJANE DOS SANTOS NUNES" "autor_nome_curto" => "DARCIJANE" "autor_email" => "darcycute@hotmail.com" "autor_ies" => "EEEFMPROF. JOSÉ SOARES DE CARVALHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21607 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1206 "inscrito_id" => 10572 "titulo" => "O GÊNERO CANÇÃO NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA" "resumo" => """ Nesta pesquisa propomos o uso do gênero canção nas aulas de inglês dentro de uma abordagem interacionista, buscando desenvolver ações de linguagem, mais especificamente, a capacidade de leitura e interpretação dos alunos em língua inglesa, através de suas próprias tomadas de decisões, considerando o contexto social e discursivo. A escolha do referido gênero se deu em razão de sua fácil circulação nas diversas esferas sociais, e principalmente por proporcionar um maior envolvimento entre a comunidade jovem, além de promover o ensino-aprendizagem da língua alvo e desenvolver ações de linguagem nos discentes. Utilizaremos como aporte teórico para esta pesquisa, o quadro teórico do Interacionismo Sócio discursivo (ISD) Proposto por BRONCKART (1999) e a categoria de Gêneros discursivos proposta por BAHKTIN (2003). No primeiro momento discutiremos os pressupostos teóricos que nortearam a pesquisa, No segundo momento, partiremos para a análise do corpus, constituído por uma experiência de sala de aula, na qual foi utilizada uma atividade referente à letra da música “Someone Like you” da Cantora Adele, realizada na 3º série do ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Antonio Bento na cidade de Serraria - Paraíba. Ao abordar a letra de música em língua inglesa como um texto no qual se pode atribuir sentidos, descartando a abordagem tradicionalista que só se utiliza de textos para o exercício de decodificação e de memorização de vocabulário, nos permitiu promover a interação ente aluno e texto, suscitando reflexões por parte dos mesmos.\r\n PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, Interacionismo, Gêneros textuais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM,, LÍNGUA INGLESA, INTERACIONISMO,, GÊNEROS TEXTUAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID10572_14082016064048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARCIJANE DOS SANTOS NUNES" "autor_nome_curto" => "DARCIJANE" "autor_email" => "darcycute@hotmail.com" "autor_ies" => "EEEFMPROF. JOSÉ SOARES DE CARVALHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }