Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO CANÇÃO NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, , LÍNGUA INGLESA, INTERACIONISMO, , GÊNEROS TEXTUAIS. Comunicação Oral (CO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21607
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 10572
    "titulo" => "O GÊNERO CANÇÃO NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA"
    "resumo" => """
      Nesta pesquisa propomos o uso do gênero canção nas aulas de inglês dentro de uma abordagem interacionista, buscando desenvolver ações de linguagem, mais especificamente, a capacidade de leitura e interpretação dos alunos em língua inglesa, através de suas próprias tomadas de decisões, considerando o contexto social e discursivo. A escolha do referido gênero se deu em razão de sua fácil circulação nas diversas esferas sociais, e principalmente por proporcionar um maior envolvimento entre a comunidade jovem, além de promover o ensino-aprendizagem da língua alvo e desenvolver ações de linguagem nos discentes. Utilizaremos como aporte teórico para esta pesquisa, o quadro teórico do Interacionismo Sócio discursivo (ISD) Proposto por BRONCKART (1999) e a categoria de Gêneros discursivos proposta por BAHKTIN (2003). No primeiro momento discutiremos os pressupostos teóricos que nortearam a pesquisa, No segundo momento, partiremos para a análise do corpus, constituído por uma experiência de sala de aula, na qual foi utilizada uma atividade referente à letra da música “Someone Like you” da Cantora Adele, realizada na 3º série do ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Antonio Bento na cidade de Serraria - Paraíba. Ao abordar a letra de música em língua inglesa como um texto no qual se pode atribuir sentidos, descartando a abordagem tradicionalista que só se utiliza de textos para o exercício de decodificação e de memorização de vocabulário, nos permitiu promover a interação ente aluno e texto, suscitando reflexões por parte dos mesmos.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, Interacionismo, Gêneros textuais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM,, LÍNGUA INGLESA, INTERACIONISMO,, GÊNEROS TEXTUAIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID10572_14082016064048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARCIJANE DOS SANTOS NUNES"
    "autor_nome_curto" => "DARCIJANE"
    "autor_email" => "darcycute@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EEEFMPROF. JOSÉ SOARES DE CARVALHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21607
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 10572
    "titulo" => "O GÊNERO CANÇÃO NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA"
    "resumo" => """
      Nesta pesquisa propomos o uso do gênero canção nas aulas de inglês dentro de uma abordagem interacionista, buscando desenvolver ações de linguagem, mais especificamente, a capacidade de leitura e interpretação dos alunos em língua inglesa, através de suas próprias tomadas de decisões, considerando o contexto social e discursivo. A escolha do referido gênero se deu em razão de sua fácil circulação nas diversas esferas sociais, e principalmente por proporcionar um maior envolvimento entre a comunidade jovem, além de promover o ensino-aprendizagem da língua alvo e desenvolver ações de linguagem nos discentes. Utilizaremos como aporte teórico para esta pesquisa, o quadro teórico do Interacionismo Sócio discursivo (ISD) Proposto por BRONCKART (1999) e a categoria de Gêneros discursivos proposta por BAHKTIN (2003). No primeiro momento discutiremos os pressupostos teóricos que nortearam a pesquisa, No segundo momento, partiremos para a análise do corpus, constituído por uma experiência de sala de aula, na qual foi utilizada uma atividade referente à letra da música “Someone Like you” da Cantora Adele, realizada na 3º série do ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Antonio Bento na cidade de Serraria - Paraíba. Ao abordar a letra de música em língua inglesa como um texto no qual se pode atribuir sentidos, descartando a abordagem tradicionalista que só se utiliza de textos para o exercício de decodificação e de memorização de vocabulário, nos permitiu promover a interação ente aluno e texto, suscitando reflexões por parte dos mesmos.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, Interacionismo, Gêneros textuais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM,, LÍNGUA INGLESA, INTERACIONISMO,, GÊNEROS TEXTUAIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID10572_14082016064048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARCIJANE DOS SANTOS NUNES"
    "autor_nome_curto" => "DARCIJANE"
    "autor_email" => "darcycute@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EEEFMPROF. JOSÉ SOARES DE CARVALHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nesta pesquisa propomos o uso do gênero canção nas aulas de inglês dentro de uma abordagem interacionista, buscando desenvolver ações de linguagem, mais especificamente, a capacidade de leitura e interpretação dos alunos em língua inglesa, através de suas próprias tomadas de decisões, considerando o contexto social e discursivo. A escolha do referido gênero se deu em razão de sua fácil circulação nas diversas esferas sociais, e principalmente por proporcionar um maior envolvimento entre a comunidade jovem, além de promover o ensino-aprendizagem da língua alvo e desenvolver ações de linguagem nos discentes. Utilizaremos como aporte teórico para esta pesquisa, o quadro teórico do Interacionismo Sócio discursivo (ISD) Proposto por BRONCKART (1999) e a categoria de Gêneros discursivos proposta por BAHKTIN (2003). No primeiro momento discutiremos os pressupostos teóricos que nortearam a pesquisa, No segundo momento, partiremos para a análise do corpus, constituído por uma experiência de sala de aula, na qual foi utilizada uma atividade referente à letra da música “Someone Like you” da Cantora Adele, realizada na 3º série do ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Antonio Bento na cidade de Serraria - Paraíba. Ao abordar a letra de música em língua inglesa como um texto no qual se pode atribuir sentidos, descartando a abordagem tradicionalista que só se utiliza de textos para o exercício de decodificação e de memorização de vocabulário, nos permitiu promover a interação ente aluno e texto, suscitando reflexões por parte dos mesmos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, Interacionismo, Gêneros textuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.