O CLIMA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EDUCACIONAL.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21489 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 489 "inscrito_id" => 7224 "titulo" => "O CLIMA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EDUCACIONAL." "resumo" => "O clima escolar positivo permite que todos os agentes escolares (pais, funcionários, professores, alunos e gestores) consigam cumprir seus objetivos e funções com qualidade e eficiência. Esse artigo é um estudo bibliográfico através de artigos, livros e leitura da realidade escolar. Demonstra-se que o clima escolar influencia a aprendizagem dos alunos, muitas vezes indicadas em avaliações externas e ou internas, assim temos que cuidar e favorecer uma escola ativa e com atores escolares crentes no seu potencial de mudança e interdisciplinaridade. Temos muitas problemáticas no ambiente escolar que pode ser contornada por uma tomada de decisão do gestor e muitas vezes essa decisão perpassa pela permissão de uma escola gerida através da participação de todos e da transparência nas funções. Assim observamos que a gestão democrática e participativa tão dialogada tem que ser praticada a fim de se sistematizar e funcionalizar a rotina escolar. Após esse estudo evidencia-se ainda que a tolerância e o reconhecimento das particularidades dos agentes da escola permitem ainda que a gestão entenda o tempo de cada um para a realização das funções. Acredita-se também que a relação amistosa entre as pessoas são fundamentais para um clima escolar positivo entre alunos, professores, pais, funcionários e gestão. As relações interpessoais devem ser cuidadas para que no cotidiano escolar possamos acreditar que o outro é capaz de desempenhar funções mistas e variadas, assim os sentimentos de cooperação, parceria e amizades vão faze parte da escola, desenhando assim um modelo eficiente de gestão, a gestão de pessoas, onde cada integrante pode gerir para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CLIMA ESCOLAR, GESTÃO PARTICIPATIVA, ATORES ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7224_29072016162157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PERGENTINA PARENTE JARDIM" "autor_nome_curto" => "PERGENTINA " "autor_email" => "pgjardim@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21489 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 489 "inscrito_id" => 7224 "titulo" => "O CLIMA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EDUCACIONAL." "resumo" => "O clima escolar positivo permite que todos os agentes escolares (pais, funcionários, professores, alunos e gestores) consigam cumprir seus objetivos e funções com qualidade e eficiência. Esse artigo é um estudo bibliográfico através de artigos, livros e leitura da realidade escolar. Demonstra-se que o clima escolar influencia a aprendizagem dos alunos, muitas vezes indicadas em avaliações externas e ou internas, assim temos que cuidar e favorecer uma escola ativa e com atores escolares crentes no seu potencial de mudança e interdisciplinaridade. Temos muitas problemáticas no ambiente escolar que pode ser contornada por uma tomada de decisão do gestor e muitas vezes essa decisão perpassa pela permissão de uma escola gerida através da participação de todos e da transparência nas funções. Assim observamos que a gestão democrática e participativa tão dialogada tem que ser praticada a fim de se sistematizar e funcionalizar a rotina escolar. Após esse estudo evidencia-se ainda que a tolerância e o reconhecimento das particularidades dos agentes da escola permitem ainda que a gestão entenda o tempo de cada um para a realização das funções. Acredita-se também que a relação amistosa entre as pessoas são fundamentais para um clima escolar positivo entre alunos, professores, pais, funcionários e gestão. As relações interpessoais devem ser cuidadas para que no cotidiano escolar possamos acreditar que o outro é capaz de desempenhar funções mistas e variadas, assim os sentimentos de cooperação, parceria e amizades vão faze parte da escola, desenhando assim um modelo eficiente de gestão, a gestão de pessoas, onde cada integrante pode gerir para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CLIMA ESCOLAR, GESTÃO PARTICIPATIVA, ATORES ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7224_29072016162157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PERGENTINA PARENTE JARDIM" "autor_nome_curto" => "PERGENTINA " "autor_email" => "pgjardim@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }