Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CLIMA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EDUCACIONAL.

Palavra-chaves: CLIMA ESCOLAR, GESTÃO PARTICIPATIVA, ATORES ESCOLARES Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21489
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 7224
    "titulo" => "O CLIMA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EDUCACIONAL."
    "resumo" => "O clima escolar positivo permite que todos os agentes escolares (pais, funcionários, professores, alunos e gestores) consigam cumprir seus objetivos e funções com qualidade e eficiência. Esse artigo é um estudo bibliográfico através de artigos, livros e leitura da realidade escolar. Demonstra-se que o clima escolar influencia a aprendizagem dos alunos, muitas vezes indicadas em avaliações externas e ou internas, assim temos que cuidar e favorecer uma escola ativa e com atores escolares crentes no seu potencial de mudança e interdisciplinaridade. Temos muitas problemáticas no ambiente escolar que pode ser contornada por uma tomada de decisão do gestor e muitas vezes essa decisão perpassa pela permissão de uma escola gerida através da participação de todos e da transparência nas funções. Assim observamos que a gestão democrática e participativa tão dialogada tem que ser praticada a fim de se sistematizar e funcionalizar a rotina escolar. Após esse estudo evidencia-se ainda que a tolerância e o reconhecimento das particularidades dos agentes da escola permitem ainda que a gestão entenda o tempo de cada um para a realização das funções. Acredita-se também que a relação amistosa entre as pessoas são fundamentais para um clima escolar positivo entre alunos, professores, pais, funcionários e gestão. As relações interpessoais devem ser cuidadas para que no cotidiano escolar possamos acreditar que o outro é capaz de desempenhar funções mistas e variadas, assim os sentimentos de cooperação, parceria e amizades vão faze parte da escola, desenhando assim um modelo eficiente de gestão, a gestão de pessoas, onde cada integrante pode gerir para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CLIMA ESCOLAR, GESTÃO PARTICIPATIVA, ATORES ESCOLARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7224_29072016162157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PERGENTINA PARENTE JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "PERGENTINA "
    "autor_email" => "pgjardim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21489
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 7224
    "titulo" => "O CLIMA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EDUCACIONAL."
    "resumo" => "O clima escolar positivo permite que todos os agentes escolares (pais, funcionários, professores, alunos e gestores) consigam cumprir seus objetivos e funções com qualidade e eficiência. Esse artigo é um estudo bibliográfico através de artigos, livros e leitura da realidade escolar. Demonstra-se que o clima escolar influencia a aprendizagem dos alunos, muitas vezes indicadas em avaliações externas e ou internas, assim temos que cuidar e favorecer uma escola ativa e com atores escolares crentes no seu potencial de mudança e interdisciplinaridade. Temos muitas problemáticas no ambiente escolar que pode ser contornada por uma tomada de decisão do gestor e muitas vezes essa decisão perpassa pela permissão de uma escola gerida através da participação de todos e da transparência nas funções. Assim observamos que a gestão democrática e participativa tão dialogada tem que ser praticada a fim de se sistematizar e funcionalizar a rotina escolar. Após esse estudo evidencia-se ainda que a tolerância e o reconhecimento das particularidades dos agentes da escola permitem ainda que a gestão entenda o tempo de cada um para a realização das funções. Acredita-se também que a relação amistosa entre as pessoas são fundamentais para um clima escolar positivo entre alunos, professores, pais, funcionários e gestão. As relações interpessoais devem ser cuidadas para que no cotidiano escolar possamos acreditar que o outro é capaz de desempenhar funções mistas e variadas, assim os sentimentos de cooperação, parceria e amizades vão faze parte da escola, desenhando assim um modelo eficiente de gestão, a gestão de pessoas, onde cada integrante pode gerir para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CLIMA ESCOLAR, GESTÃO PARTICIPATIVA, ATORES ESCOLARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7224_29072016162157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PERGENTINA PARENTE JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "PERGENTINA "
    "autor_email" => "pgjardim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O clima escolar positivo permite que todos os agentes escolares (pais, funcionários, professores, alunos e gestores) consigam cumprir seus objetivos e funções com qualidade e eficiência. Esse artigo é um estudo bibliográfico através de artigos, livros e leitura da realidade escolar. Demonstra-se que o clima escolar influencia a aprendizagem dos alunos, muitas vezes indicadas em avaliações externas e ou internas, assim temos que cuidar e favorecer uma escola ativa e com atores escolares crentes no seu potencial de mudança e interdisciplinaridade. Temos muitas problemáticas no ambiente escolar que pode ser contornada por uma tomada de decisão do gestor e muitas vezes essa decisão perpassa pela permissão de uma escola gerida através da participação de todos e da transparência nas funções. Assim observamos que a gestão democrática e participativa tão dialogada tem que ser praticada a fim de se sistematizar e funcionalizar a rotina escolar. Após esse estudo evidencia-se ainda que a tolerância e o reconhecimento das particularidades dos agentes da escola permitem ainda que a gestão entenda o tempo de cada um para a realização das funções. Acredita-se também que a relação amistosa entre as pessoas são fundamentais para um clima escolar positivo entre alunos, professores, pais, funcionários e gestão. As relações interpessoais devem ser cuidadas para que no cotidiano escolar possamos acreditar que o outro é capaz de desempenhar funções mistas e variadas, assim os sentimentos de cooperação, parceria e amizades vão faze parte da escola, desenhando assim um modelo eficiente de gestão, a gestão de pessoas, onde cada integrante pode gerir para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.