Em intervenções pedagógicas com jogos, desafios e situações-problema no ensino da matemática, os estudantes do Ensino Fundamental tem a possibilidade de trabalhar vários conceitos simultaneamente tais como espaço e tempo, séries e classes. Os jogos também podem colaborar na construção das operações aritméticas. Esse relato de experiência apresenta algumas estratégias e procedimentos que os estudantes utilizam na construção dos conceitos de adição, multiplicação e probabilidade. Participaram 27 estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental de escola municipal localizada na cidade de Formosa-GO e 5 estudantes do 2º e 3º ano do curso de pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID. A intervenção pedagógica consistiu de 6 encontros semanais com 1h30 de duração, totalizando 9 horas. Esses encontros foram desenvolvidos em forma de oficina. A realização das atividades envolveu situações coletivas com a participação de todos os estudantes e atividades diversificadas em grupos de até 4 estudantes. Encontramos numa mesma sala de aula, alunos que realizaram diferentes formas de registros. Algumas crianças utilizaram marcas de contagem em forma de riscos que iam assinalando à medida que contavam, outras representaram os números com bolinhas, apareceram diferentes formas de agrupamentos e um número bem menor de estudantes utilizaram o algoritmo convencional. Todos os 27 estudantes sabiam utilizar a forma convencional do algoritmo. Contudo as diferentes formas de registro verificadas indicam que nem todos os estudantes compreendiam as noções subjacentes, o conhecimento dos estudantes quanto as operações aritmeticas com o algoritmo convencional parecia desarticulado entre o fazer e o compreender.