ESTRATÉGIAS DE CRIANÇAS DO 3º ANO E. F. MEDIANTE SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVEM A ARITMÉTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20993 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 976 "inscrito_id" => 5391 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE CRIANÇAS DO 3º ANO E. F. MEDIANTE SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVEM A ARITMÉTICA" "resumo" => "Em intervenções pedagógicas com jogos, desafios e situações-problema no ensino da matemática, os estudantes do Ensino Fundamental tem a possibilidade de trabalhar vários conceitos simultaneamente tais como espaço e tempo, séries e classes. Os jogos também podem colaborar na construção das operações aritméticas. Esse relato de experiência apresenta algumas estratégias e procedimentos que os estudantes utilizam na construção dos conceitos de adição, multiplicação e probabilidade. Participaram 27 estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental de escola municipal localizada na cidade de Formosa-GO e 5 estudantes do 2º e 3º ano do curso de pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID. A intervenção pedagógica consistiu de 6 encontros semanais com 1h30 de duração, totalizando 9 horas. Esses encontros foram desenvolvidos em forma de oficina. A realização das atividades envolveu situações coletivas com a participação de todos os estudantes e atividades diversificadas em grupos de até 4 estudantes. Encontramos numa mesma sala de aula, alunos que realizaram diferentes formas de registros. Algumas crianças utilizaram marcas de contagem em forma de riscos que iam assinalando à medida que contavam, outras representaram os números com bolinhas, apareceram diferentes formas de agrupamentos e um número bem menor de estudantes utilizaram o algoritmo convencional. Todos os 27 estudantes sabiam utilizar a forma convencional do algoritmo. Contudo as diferentes formas de registro verificadas indicam que nem todos os estudantes compreendiam as noções subjacentes, o conhecimento dos estudantes quanto as operações aritmeticas com o algoritmo convencional parecia desarticulado entre o fazer e o compreender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ARITMÉTICA, DESAFIOS, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID5391_12082016162103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA " "autor_email" => "jessicagehlhaar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20993 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 976 "inscrito_id" => 5391 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE CRIANÇAS DO 3º ANO E. F. MEDIANTE SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVEM A ARITMÉTICA" "resumo" => "Em intervenções pedagógicas com jogos, desafios e situações-problema no ensino da matemática, os estudantes do Ensino Fundamental tem a possibilidade de trabalhar vários conceitos simultaneamente tais como espaço e tempo, séries e classes. Os jogos também podem colaborar na construção das operações aritméticas. Esse relato de experiência apresenta algumas estratégias e procedimentos que os estudantes utilizam na construção dos conceitos de adição, multiplicação e probabilidade. Participaram 27 estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental de escola municipal localizada na cidade de Formosa-GO e 5 estudantes do 2º e 3º ano do curso de pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID. A intervenção pedagógica consistiu de 6 encontros semanais com 1h30 de duração, totalizando 9 horas. Esses encontros foram desenvolvidos em forma de oficina. A realização das atividades envolveu situações coletivas com a participação de todos os estudantes e atividades diversificadas em grupos de até 4 estudantes. Encontramos numa mesma sala de aula, alunos que realizaram diferentes formas de registros. Algumas crianças utilizaram marcas de contagem em forma de riscos que iam assinalando à medida que contavam, outras representaram os números com bolinhas, apareceram diferentes formas de agrupamentos e um número bem menor de estudantes utilizaram o algoritmo convencional. Todos os 27 estudantes sabiam utilizar a forma convencional do algoritmo. Contudo as diferentes formas de registro verificadas indicam que nem todos os estudantes compreendiam as noções subjacentes, o conhecimento dos estudantes quanto as operações aritmeticas com o algoritmo convencional parecia desarticulado entre o fazer e o compreender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ARITMÉTICA, DESAFIOS, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID5391_12082016162103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA " "autor_email" => "jessicagehlhaar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }