O presente relato de experiência traz resultados do projeto intitulado Jovens na Educação de Jovens e Adultos: superação no processo de escolarização vinculado ao Programa de Licenciaturas – PROLICEN/2015 e com colaboração do Projeto Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas vinculado ao PET/Conexões de Saberes, ambos da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, tendo como eixo de conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica no sentido de ampliar e aprofundar o debate sobre a crescente inserção dos jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo neste relato é trazer aspectos teóricos metodológicos e resultados das ações realizadas, com o intuito de ampliar os estudos e discussões com estudantes das licenciaturas em formação junto aos profissionais da Educação Básica e mediar ações de superação no processo de escolarização destes jovens. A condução deste projeto teve a colaboração de docentes, estudantes da graduação e pós-graduação da UFPB, bem como apoio efetivo dos profissionais da educação da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Santos Coelho Neto.