INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: A LÍNGUA INGLESA EM DIÁLOGO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21251 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1034 "inscrito_id" => 1472 "titulo" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: A LÍNGUA INGLESA EM DIÁLOGO" "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa PIBICT JR motivada principalmente pela inadequação das ementas em uso até então nas aulas de inglês para fins específicos nos cursos técnicos do IFRJ, a fim de atender as novas demandas que surgiram pós alteração da grade curricular institucional. O primeiro passo foi uma nova análise das necessidades que culminou com a renovação das ementas. Para que a prática não fique defasada da teoria, é imperioso que toda a estrutura seja examinada e reelaborada, no caso específico aqui, especialmente após a realocação da disciplina em períodos diferentes dos da grade curricular anterior, levando em consideração a conjuntura sócio-histórico-cultural em que a sala de aula está inserida. Além disso, houve o cuidado em contemplar o ensino de habilidades outras, como: compreensão e produção oral e escrita que, na contemporaneidade, se apresentam como fundamental nas aulas de inglês nos cursos do IFRJ. Assim, atende-se as exigências do mercado de trabalho, que espera dos nossos alunos o de melhor quanto ao uso da língua inglesa nas funções que exercerão pós término do curso. Para tal, realizamos: entrevistas gravadas em áudio, fizemos a revisão bibliográfica e o diário de pesquisa, bem como encontros de discussões. Foi essencial a colaboração de todos os atores sociais envolvidos: professores de inglês, professores das disciplinas técnicas e alunos. Desse modo, o resultados são ementas coconstruídas, dando voz e vez aos participantes dessa prática social, cuja conclusão nos remete a fazer as aulas de inglês do IFRJ mais relevantes e eficientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS, INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ANÁLISE DAS NECESSIDADES, MERCADO DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID1472_12082016225048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA SOUZA" "autor_email" => "wscarla@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21251 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1034 "inscrito_id" => 1472 "titulo" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: A LÍNGUA INGLESA EM DIÁLOGO" "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa PIBICT JR motivada principalmente pela inadequação das ementas em uso até então nas aulas de inglês para fins específicos nos cursos técnicos do IFRJ, a fim de atender as novas demandas que surgiram pós alteração da grade curricular institucional. O primeiro passo foi uma nova análise das necessidades que culminou com a renovação das ementas. Para que a prática não fique defasada da teoria, é imperioso que toda a estrutura seja examinada e reelaborada, no caso específico aqui, especialmente após a realocação da disciplina em períodos diferentes dos da grade curricular anterior, levando em consideração a conjuntura sócio-histórico-cultural em que a sala de aula está inserida. Além disso, houve o cuidado em contemplar o ensino de habilidades outras, como: compreensão e produção oral e escrita que, na contemporaneidade, se apresentam como fundamental nas aulas de inglês nos cursos do IFRJ. Assim, atende-se as exigências do mercado de trabalho, que espera dos nossos alunos o de melhor quanto ao uso da língua inglesa nas funções que exercerão pós término do curso. Para tal, realizamos: entrevistas gravadas em áudio, fizemos a revisão bibliográfica e o diário de pesquisa, bem como encontros de discussões. Foi essencial a colaboração de todos os atores sociais envolvidos: professores de inglês, professores das disciplinas técnicas e alunos. Desse modo, o resultados são ementas coconstruídas, dando voz e vez aos participantes dessa prática social, cuja conclusão nos remete a fazer as aulas de inglês do IFRJ mais relevantes e eficientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS, INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ANÁLISE DAS NECESSIDADES, MERCADO DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID1472_12082016225048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA SOUZA" "autor_email" => "wscarla@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }