O texto apresenta contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação docente no Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). A pesquisa teve campo de estudo, uma escola pública estadual, em Parintins/AM. Diante da necessidade eminente na sociedade por melhorias na educação pública, o PIBID possibilita os graduandos de licenciaturas em matemática vivenciarem o espaço escolar de modo que, a experiência seja mais ampla que o estágio supervisionado, mais participativa e efetiva conforme a sua inserção nas escolas públicas. O trabalho caracteriza-se como um estudo de campo, utilizando procedimentos descritivos e exploratórios mediante a observação participante em atividades desenvolvidas. A partir da experiência no PIBID/CESP/UEA no ensino de Matemática, em busca de renovação da prática de ensino no ambiente escolar, foram desenvolvidas atividades relacionadas à conteúdos matemáticos, de modo que, o cotidiano dos alunos foi intensificado na sala de aula, agregando os recursos tecnológicos. Os sujeitos foram alunos de duas turmas do Ensino Médio do turno vespertino da escola campo de pesquisa. Vale destacar que o estudo, visou refletir sobre as contribuições do PIBID para a formação docente, sobretudo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados mostram que as aprendizagens dos licenciandos não se restringem aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos, mas se estendem pela prática de ensino de Matemática.