ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20980 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 645 "inscrito_id" => 5972 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Resumo: Pretendemos mencionar neste presente trabalho a importância do Estágio Supervisionado em Geografia III (OEG III) para a formação docente, por se configurar em um momento de aprendizado e de saber adquiridos pelos alunos/estagiários realizada em sala de aula. Dessa forma, objetivamos abordar de forma sistemática, aportados na nossa experiência no Ensino Médio, a importância da oficina pedagógica em sala de aula na escola estadual Prof.ª Maria Edilma de Freitas, no município de Pau dos Ferros/ RN, lugar onde realizamos nossa oficina. Essa condição de estagiários/observadores nos possibilitou entendermos o estágio como um momento de pesquisa e aprendizagem que acontece no espaço escolar e que viabiliza o conhecimento parcial da realidade do ensino de Geografia em uma escola pública. Como procedimento metodológico utilizamo-nos do suporte teórico de autores que discutem o estágio no ensino de Geografia, dentre eles podemos destacar: (2011), Cavalcanti (2014), Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Pimenta (2012), Reffati (2007), Ferreira (1978), Tavares; Silva; Almeida (2014) entre outros. Para compreendermos a dinâmica da sala de aula, principalmente no que se refere ao trabalho docente nesse espaço e ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia, apresentaremos o resultado da oficina pedagógica realizada durante o estágio, uma vez que, esta atividade configurou-se em um momento de pesquisa in lócus, como também, de aprendizado que nos possibilitou, o contato direto com a realidade da prática docente. Nesse sentido, podemos salientar que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio permitiu estarmos em contato com a realidade escolar, desvendando-a a partir das leituras realizadas no âmbito da universidade e no seio da própria escola. Nesta perspectiva, discutimos o Estágio Supervisionado como momento que consente ao graduando do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, RN vivenciar a teoria ao praticar o exercício docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5972_06082016150617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEANTO FERNANDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CLEANTO" "autor_email" => "cleanto-oeste@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20980 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 645 "inscrito_id" => 5972 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Resumo: Pretendemos mencionar neste presente trabalho a importância do Estágio Supervisionado em Geografia III (OEG III) para a formação docente, por se configurar em um momento de aprendizado e de saber adquiridos pelos alunos/estagiários realizada em sala de aula. Dessa forma, objetivamos abordar de forma sistemática, aportados na nossa experiência no Ensino Médio, a importância da oficina pedagógica em sala de aula na escola estadual Prof.ª Maria Edilma de Freitas, no município de Pau dos Ferros/ RN, lugar onde realizamos nossa oficina. Essa condição de estagiários/observadores nos possibilitou entendermos o estágio como um momento de pesquisa e aprendizagem que acontece no espaço escolar e que viabiliza o conhecimento parcial da realidade do ensino de Geografia em uma escola pública. Como procedimento metodológico utilizamo-nos do suporte teórico de autores que discutem o estágio no ensino de Geografia, dentre eles podemos destacar: (2011), Cavalcanti (2014), Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Pimenta (2012), Reffati (2007), Ferreira (1978), Tavares; Silva; Almeida (2014) entre outros. Para compreendermos a dinâmica da sala de aula, principalmente no que se refere ao trabalho docente nesse espaço e ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia, apresentaremos o resultado da oficina pedagógica realizada durante o estágio, uma vez que, esta atividade configurou-se em um momento de pesquisa in lócus, como também, de aprendizado que nos possibilitou, o contato direto com a realidade da prática docente. Nesse sentido, podemos salientar que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio permitiu estarmos em contato com a realidade escolar, desvendando-a a partir das leituras realizadas no âmbito da universidade e no seio da própria escola. Nesta perspectiva, discutimos o Estágio Supervisionado como momento que consente ao graduando do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, RN vivenciar a teoria ao praticar o exercício docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5972_06082016150617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEANTO FERNANDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CLEANTO" "autor_email" => "cleanto-oeste@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }