ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REALIDADE VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM CAICÓ (RN)
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20915 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 4541 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REALIDADE VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM CAICÓ (RN)" "resumo" => "Diante do processo evolutivo do ser humano na Terra, sabe-se que a natureza dispõe de todos os elementos indispensáveis à sobrevivência, mas as relações mudaram e ao invés de se sentir parte da natureza, o homem passou a dominá-la e explorá-la em nome da civilização. Há cerca de cinco décadas, percebeu-se o nível de degradação e poluição em vários países do mundo, nesse contexto medidas urgentes e necessárias foram tomadas a fim de criar alternativas aos problemas ambientais gerados. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental se faz importante e realizaram-se amplos debates em eventos nacionais e internacionais até a sua institucionalização no contexto escolar. Diante disso, sabe-se que a Geografia escolar pode auxiliar na promoção da Educação Ambiental na medida em que seu objeto de estudo parte das análises espaciais estabelecidas pela relação homem/ natureza. A partir da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, entrou em pauta as discussões em torno dos temas transversais no ensino e a possibilidade de integração desses temas às diferentes áreas do conhecimento que compõem a estrutura curricular das escolas. Nesse sentido, o tema transversal meio ambiente pode perpassar pelas diferentes disciplinas, mas a Geografia congrega em seu domínio teórico e metodológico condições favoráveis ao tratar das questões que envolve essa temática. O presente artigo aborda o ensino de Geografia e a Educação Ambiental no ensino fundamental do 6º ao 9º ano, resultado de uma pesquisa nas escolas da rede pública municipal em Caicó-RN. A princípio é realizado um breve histórico da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, até sua institucionalização no âmbito escolar. Após essa breve contextualização, analisamos a promoção da Educação Ambiental no ensino de Geografia e os dados coletados, discutindo e refletindo as informações apresentadas pelos professores no intuito de repensar um ensino de Geografia na formação de sujeitos críticos e pensantes, diante do cenário de degradação, poluição e desequilíbrios socioambientais vivenciados nos dias atuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, TEMAS TRANSVERSAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID4541_22072016211539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADYNAMÔR LUCENA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ADYNAMOR" "autor_email" => "adynamor@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20915 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 4541 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REALIDADE VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM CAICÓ (RN)" "resumo" => "Diante do processo evolutivo do ser humano na Terra, sabe-se que a natureza dispõe de todos os elementos indispensáveis à sobrevivência, mas as relações mudaram e ao invés de se sentir parte da natureza, o homem passou a dominá-la e explorá-la em nome da civilização. Há cerca de cinco décadas, percebeu-se o nível de degradação e poluição em vários países do mundo, nesse contexto medidas urgentes e necessárias foram tomadas a fim de criar alternativas aos problemas ambientais gerados. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental se faz importante e realizaram-se amplos debates em eventos nacionais e internacionais até a sua institucionalização no contexto escolar. Diante disso, sabe-se que a Geografia escolar pode auxiliar na promoção da Educação Ambiental na medida em que seu objeto de estudo parte das análises espaciais estabelecidas pela relação homem/ natureza. A partir da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, entrou em pauta as discussões em torno dos temas transversais no ensino e a possibilidade de integração desses temas às diferentes áreas do conhecimento que compõem a estrutura curricular das escolas. Nesse sentido, o tema transversal meio ambiente pode perpassar pelas diferentes disciplinas, mas a Geografia congrega em seu domínio teórico e metodológico condições favoráveis ao tratar das questões que envolve essa temática. O presente artigo aborda o ensino de Geografia e a Educação Ambiental no ensino fundamental do 6º ao 9º ano, resultado de uma pesquisa nas escolas da rede pública municipal em Caicó-RN. A princípio é realizado um breve histórico da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, até sua institucionalização no âmbito escolar. Após essa breve contextualização, analisamos a promoção da Educação Ambiental no ensino de Geografia e os dados coletados, discutindo e refletindo as informações apresentadas pelos professores no intuito de repensar um ensino de Geografia na formação de sujeitos críticos e pensantes, diante do cenário de degradação, poluição e desequilíbrios socioambientais vivenciados nos dias atuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, TEMAS TRANSVERSAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID4541_22072016211539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADYNAMÔR LUCENA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ADYNAMOR" "autor_email" => "adynamor@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }